Ventisca Produções

Versão Beta
Close

Entrevista - Conheça Ronaldo Ichi, fotógrafo de ensaios artísticos e de cosplays

Saiba mais sobre a fotografia artística

Saudações leitores de A Pá Ladina, hoje trazemos para vocês mais uma entrevista super bacana, desta vez com Ronaldo Ichi, fotógrafo nascido em Belo Horizonte mas residente em São Paulo.

O seu trabalho envolve, principalmente, a fotografia artística com ensaios temáticos no campo da fantasia e do universo do cosplay - e claro, com muito Warcraft e jogos da Blizzard em geral.

Na entrevista anterior, vimos como é feito o trabalho de um cosplayer com Kayo Kmaker, e hoje vamos conferir o outro lado da moeda, o trabalho do profissional que ajuda a retratar e dar vida a um cosplay perfeito, seja com os cenários, os ângulos e as próprias poses dos modelos.

Tivemos um bate-papo com ele e agora você tem a chance de conhecer mais sobre o Ronaldo e o seu belíssimo trabalho!


Olá Ronaldo, faça a sua apresentação para os nossos leitores.

Olá para todos! Sou fotógrafo residente no estado de São Paulo, mas sou natural de Belo Horizonte (sim!!! pão de queijo!). Faço trabalhos e projetos fotográficos artísticos e conceituais, mas nestes anos a maior demanda e produtividade tem sido a fotografia cosplay, que amo muito por ser uma fotografia maravilhosamente criativa e de liberdade incrível.

Como começou a sua carreira de fotógrafo? Quais foram as suas influências?

Eu comecei na fotografia como assistente de fotógrafo de casamento em 2005. A fotografia ainda era de filme, não havia a fotografia digital então tuuuuudo era muito diferente. Mas aprendi muito nessa época.

Dei um hiato, pois me mudei para São Paulo e em 2010 voltei trabalhando por conta e pegando ensaios de retratos e os primeiros ensaios artísticos, curiosamente também de fotografia cosplay, já que comecei, junto com a minha esposa, a ir aos eventos de animes e fotografar os cosplayers que participam dos concursos e se apresentavam. Em 2013 comecei a me dedicar somente a ensaios externos e dedicados pela cidade, depois aos arredores nas cidades satélites e agora vou para outros estados também, por que adoro descobrir lugares novos e também conhecer pessoas novas.

Alexstrasza - a Rainha dos Dragões / Cosplayer - Cami

O seu ramo na fotografia é bem específico, descrito por você mesmo como fotografia artística, fineart e conceitual. Pode nos explicar melhor as definições e características dessa área?

Todas essas categorias (fineart, conceitual, cosplay e outros) são todas fotografia artística por assim dizer e elas são bem diferentes entre si, apesar de não parecer. Geralmente a pessoa que faz cosplay, por exemplo, também pode gostar de ser modelo ou produzir um visual artístico para outro subgênero da fotografia artística. Hoje por exemplo, fotografo muitos cosplayers em ensaios não-cosplay como fantasia, elfos, conceitual... Mas em todos, seja fotografia cosplay ou outro subgênero, é preciso entender o tema, a atmosfera dele para poder, na fotografia, passar todo o conceito e contextualização que faz parte do personagem, seja de alguma obra ou conceito original. Diferente do retrato convencional, eu posso e devo fotografar imprimindo na imagem a minha interpretação e identidade artística, mas somando e respeitando o que a obra é em conceito.

Posso fazer um ensaio de Warcraft do meu jeito, mas respeitando os personagem e universo para o resultado final sempre ser... Warcraft.

Como funcionam as fotos de cosplay? Quais as maiores dificuldades?

A fotografia cosplay é maravilhosamente convidativa à criatividade e por isso é tão apaixonante. O cosplayer é um artista incrível por conseguir construir os personagens por todo o trabalho dela (e) é crucial.

O cosplayer é um fã muito apaixonado e quando procura um fotógrafo para fazer as fotos de seu cosplay, ela (e) espera acreditar que é o personagem no resultado final. E é partir desse pensamento que a fotografia cosplay funciona. Mesmo sendo um projeto pessoal ou cliente, partindo do personagem, busco lugares que mais contextualizam os cenários da obra, os tipos de ângulos e cortes que serão feitos durante a fotografia e que tipo de edição mais se encaixa e que vai ser melhor no resultado final.

Não é uma fotografia fácil, nenhuma é, mas não há uma fórmula exata. Tem personagem que é fácil e rápido fotografar e produzir mas tem outros que precisa de locais mais complexos, edição mais demorada, processos mais complexos. De toda forma posso dizer que arranjar locações é a maior dor de cabeça na fotografia cosplay. Locações geralmente não são baratas e viajar para outras localidades fora do centro urbano também demanda investimento. Como o cosplayer geralmente já gasta muito na produção de seus projetos, investir em locação e viagens é uma barreira comum.

Sylvana Correventos / Cosplayer - Mari Hatsue

Quais ensaios você já fez envolvendo personagens de World of Warcraft ou jogos da Blizzard?

Agora temos uma questão que mexe com o coração. Os ensaios da Blizzard são os meus favoritos! O meu primeiro foi de Sylvanas e Lich King (incríveis!) com os cosplayers Mari e Thiago de Curitiba, depois a formidável Alexstrasza com a grande amiga Cami e ai começou uma sequência de muitas D.Vas e personagens de Overwatch por conta do sucesso que foi e mais recentemente, antes da pandemia, fiz um ensaio muito, mas muito bonito de Ash e Widowmaker Talon com as amigas e cosplayers maravilhosas Rach e Rizzy de Belo Horizonte em Paranapiaca aqui em São Paulo. Mas devo mencionar um ensaio muito bonito que minha esposa realizou de Jaina Proudmoore (Warcraft do coração) com a cosplayer Elentiya. Fiz algumas fotos que estão no instagram mas as fotos principais foram com minha esposa. Pretendo fotograr a Jaina da Elentiya em breve! E estou vendo mais Sylvanas.. mas isso é segredo por enquanto. Vai dar fotos lindas!

Além de World of Warcraft, você trabalhou com cosplay de outros games, quais foram? E você tem algum trabalho favorito e por quê?

Nossa senhora... Tem MUITO Final Fantasy no meu portfólio, principalmente o XIV, Lara de Tomb Raider, Lucina de Fire Emblem: Awakening, vários ensaios de Fate principalmente Saber, Elizabeth (Bioshock), Juliet Starling (Lolipop Chainsaw), Maya, Moxxi e Lilith (Borderlands), Trevor e Alucard (Castlevania).. nossa foram muitos! Mas posso resumir que tive a felicidade de fotografar ainda muito Onmyoji, Persona, Resident Evil, League of Legends, SinoAlice, Dragon Age e Witcher. Alguns games pouco conhecidos, mas os principais e mais corriqueiros foram estes.

Agora os ensaios favoritos foram os de Nier Automata (2B principalmente), e os personagem de Fate. Claro que tirando Warcraft né (porque o universo de WoW é o que mais gosto de fotografar).

Lich Rei / Cosplayer - Thiago

Além de tirar fotos, você já pensou em também fazer cosplay?

Já! Cês acreditam nisso? Já sim e tenho aliás...rsrs. Queria muito fazer algum personagem ou algo inspirado de algum Paladino. Ainda farei! Vocês vão ver..rsrs.

O que o cosplay trouxe de novo para a sua vida profissional e pessoal?

A fotografia cosplay me trouxe “libertação”. Existe muitos conceitos ultrapassados e rigidez exagerada de regras na fotografia convencional e a fotografia artística (cosplay faz parte) que exige você se adaptar constantemente aos temas e condições sempre mutáveis de trabalho. Isso traz um conceito e domínio técnico, que você constantemente é forçado a ter, que só te faz um profissional melhor a cada dia. E livre de vários paradigmas que só atrapalham quando falamos de fotografia artística e constantemente personalizável.

Na vida pessoal, me trouxe contato com pessoas incrivelmente talentosas e o mais importante, uma rotina variada que ajuda muito a me manter inspirado em vários setores da vida pessoal.

Jaina Proudmoore / Cosplayer - Marina

Como você escolhe os cenários e contextos para as fotografias?

Já passei por diversas fases e gostos na fotografia. Hoje, ainda com tudo que 2020 trouxe, procuro ambientes externos para produzir. Tendo isso em vista, procuro escolher lugares externos que sejam bonitos dentro do conceito do tema. Hoje estou mais inclinado a viajar e buscar lugares novos que ainda não visitei ou produzi.

Falando em contexto, nestes últimos tempos, tenho consumido muito game como entretenimento, mais do que outras mídias. Então procuro me envolver em projetos de games que se encaixam em ambientes externos. O que é ideal, pois posso produzir outros ensaios na mesma locação como ensaios elficos, místicos e outros conceitos artísticos.

Widowmaker (Overwatch) / Cosplayer - Rach

O que você espera alcançar do público com as suas fotos?

Hoje estou buscando muito, mas muito despertar reações emotivas do público com a fotografia. O que personagem está fazendo? O que está sentindo? O que esta acontecendo? E estou buscando alcançar a emotividade do público neste momento, principalmente, e mais acentuadamente nos novos projetos que estão em fase de produção.

Quais dicas você daria para quem quer começar no mundo da fotografia?

Uma dica muito importante, ainda mais nos tempos de hoje é... se puderem, invistam com escolas de fotografia, principalmente as inclinadas para retratos, moda e conceitos artísticos. Façam cursos de administração de negócios e principalmente, estudem técnica, teoria e relação das cores, equipamento não faz um fotógrafo bom, conhecimento sim! Personalidade e identidade é tudo na fotografia. Busquem isso!

Alexstrasza - a Rainha dos Dragões / Cosplayer - Naycfreitas

Tirar fotos sensuais das (ou dos) cosplayers é algo difícil ou vai acontecendo naturalmente? E se a cosplayer for muito tímida, por exemplo?

Posso dizer que é as duas coisas! Mas calma! Eu explico! Hoje, a demanda por ensaios sensuais é grande por conta do mercado que se fortaleceu nestes últimos anos. As cosplayers, femininos e masculinos, conseguem gerar renda por este mercado, para sobreviver, investir em seus projetos e contratar outros profissionais, gerando trabalho em diversos setores.

Como fotógrafo, fotografar uma cosplayer não é diferente de fotografar uma modelo em outro mercado. Você precisa ter conhecimento para valorizar a modelo com o domínio correto da luz adequada para ela, o ambiente correto, a técnica de fotografia para atingir o melhor resultado para ela ou ele. É difícil por conta disso, você precisa ter experiência de fazer ensaios, especialmente sensuais para fotografar bem. Isso só se adquire fotografando, praticando, realizando ensaios sucessivos, procurando sempre melhorar em técnica de fotografia, domínio de luz e edição.

Quando o modelo (digo cosplayers mulheres e homens também) está fazendo seus primeiros ensaios, fica tímida... assim como outros segmentos de retratos, você precisa conversar muito, combinar direitinho como vai ser o ensaio de acordo com o que ela (ele) deseja, até porque é um ensaio sensual cosplay, então a importância do cenário e local é muito importante para o tema das fotos. Você precisa combinar muito as referências de poses, ângulos.

Pedir para ela (ele) mostrar poses que gostaria de reproduzir. Combinar tudo antes do ensaio, fazer uma boa direção de modelo sempre perguntando o que ela (ele) acha e o mais importante e acima de tudo, não fazer nada que não esteja combinado ou que deixe o modelo desconfortável. Fazendo tudo correto, isso cria uma confiança entre todos, segurança, respeitabilidade e os modelos vão naturalmente se soltando mais e o ensaio vai ficando bonito e fluindo. E a cada ensaio vai ficando melhor e mais bonito.

Sombra (Overwatch) / Cosplayer - Rizzy

Você joga WoW né? Conte para nós como é a sua relação com o jogo?

Warcraft II: Tides of Darkness foi um dos primeiros jogos que joguei no PC! Meu pai eterno... como era diferente. Foi o que me puxou para Starcraft (ah que saudade), depois Diablo e aí World of Warcraft que através dele, conheci a maioria dos amigos e pessoas muito legais que contribuíram muito na minha vida. A Blizzard me trouxe contato com pessoas muito boas, sei que empresa como empresa tem seus problemas, nós todos sabemos disso, mas tenho sim muito carinho pela Blizzard. Até porque foi o que me adaptou para o MMO.

E aí, Horda ou Aliança?

Ahhhhhhhh.... desculpa gente! Mas Aliança!!!! Vejo vocês em Shadowlands!

Alguma mensagem final?

Quero agradecer IMENSAMENTE a oportunidade de conversar com vocês, eu fiquei imensamente feliz. Toda a oportunidade de compartilhar Warcraft é maravilhoso. Espero conhecer ainda mais cosplayers e artistas que trabalham com Warcraft e Blizzard no geral e trabalhar com eles! Que Shadowlands venha logo poxa!!! No mais, espero que gostem do meu trabalho, da minha arte e conheçam a fotografia cosplay no Brasil. Há muitos fotógrafos amigos e colegas, que estão produzindo com muita qualidade. A fotografia cosplay é linda, só homenageia lindamente os personagens e quanto mais pessoas conhecem e entenderem esta categoria fotográfica, mais produções nascerão aqui no Brasil. Muito obrigado a todos!!

D.va (Overwatch) / Cosplayer - Naty

Acompanhe o Ronaldo Ichi nas redes sociais:

✅ Instagram: https://www.instagram.com/ronaldoichi/
✅ Twitter: twitter.com/ronaldoichi
✅ Site: https://ronaldoichi.46graus.com/inicio/


Siga a A PÁ LADINA nas redes sociais:
✅ Instagram: www.instagram.com/apaladinawow
✅ Facebook: www.facebook.com/apaladinawow
✅ Twitter: twitter.com/apaladinawow
✅ Youtube: www.youtube.com/APáLadinawow
✅ Twitch: www.twitch.tv/apaladinawow

Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Email: marcio.pacheco@cardnamanga.com.br . Twitter: @MarcioAPacheco