Ventisca Produções

Versão Beta
Close

Gerenciadores de Addons de World of Warcraft

Saiba mais sobre os Gerenciadores disponíveis.

Salve pessoas modificadas de Azeroth. Vamos trocar uma ideia hoje sobre como gerenciar addons.

Mas, como assim gerenciar? Vejamos bem do princípio.

Primeiro existiu o jogo, onde tudo era belo e perfeito. E então o Dev programou, sorriu e descansou no sétimo dia útil.

Contudo o jogo seguiu em frente e outros Devs acharam que poderiam aprimorar aquela grande obra e eis então que foram criadas modificações do jogo. Algumas mudanças sutis que as pessoas achavam legais. Com isso, surgiu a opção “Addons” no menu da grande tela Esquipante.
Todos ficaram alegres e com isso muitas outras modificações começaram a surgir e o trabalho de gerenciar(no caso, buscar atualizações desses addons) começou a ficar complicada, pois tudo ficava em um site e você precisava sempre pesquisar, ver se tinha uma nova versão compatível com o seu jogo, baixá-la, descompactá-la e substituir na pasta correta.
Simples não? Talvez, se você use apenas 1-2 addons. Mas a vida, a vida é uma caixinha de surpresas e agora com tantos addons maravilhosos e queridos pelas pessoas, foi necessário surgir uma forma de automatizar isso. E isso foi feito.
Hoje temos alguns gerenciadores de addons que são uma coisa mais linda de A’dal. Basta você abrir, indicar o diretório do jogo e ele verifica se você tem algum addon instalado e compara a versão do seu sistema com a versão mais atual no repositório. Caso você não tenha, basta Atualizar e pronto. Seu addon está compatível com a sua versão do jogo (potencialmente).

Vamos ver mais de perto como seria isso, ok? Chega de enrolação Goblínica.

Repositórios

Esse é o nome dos sites/repositórios onde você normalmente encontra addons para instalar no jogo de forma manual. Os gerenciadores normalmente fazem buscas nesses repositórios para verificar e listar as versões mais recentes dos addons.
Citarei 4 repositorios: CurseForge, WoWInterface, TukUI e Wago.

Gerenciadores

Existem um punhado desses gerenciadores por ai, cada um com o seu jeitinho especial de efetuar essa busca e atualização. 
Um que eu venho utilizando têm um bom tempo é o que vem integrado com o programinha da Twitch. Ele tem uma parte de Mods onde você tem a opção para fazer as atualizações dos addons do wow de forma bem simples e tranquila. Contudo, não vou falar sobre esse gerenciador, pois essa função do programa da Twitch será encerrada em novembro/2020. Logo, vou focar em outras opções que andei pesquisando para resolver essa situação.

Um primeiro que vi e curti foi o Ajour, aplicativo fácil, baixou, Rodou. Basta indicar onde está a pasta do seu jogo que ele carrega uma lista dos seus addons.
Depois dei uma olhada no WoWUp, na mesma linha do primeiro, baixou, rodou, listou os addons e partiu para o abraço.

A principal diferença entre esses dois programas é que o WoWUp faz um busca em 4 repositórios, então o Ajour faz apenas em 2.
Fora isso, os dois a partir daí funcionam praticamente da mesma forma. Vejamos a seguir.

Primeiros Engatinhos

Após escolher qual você quer utilizar, siga até o site dele para baixar o arquivo.
Ajour: https://www.getajour.com/ 
WoWUp: https://wowup.io

Como falei, esses sistemas não precisam ser instalados, logo basta rodar o programa escolhido. Sugiro você colocá-lo em um local de fácil acesso, para que você possa ativá-lo rapidamente antes de começar o jogo(pq né gente, atualizar addon durante a raide/mítica não é a melhor hora). 

Segundos Passos

Caso você escolha o Ajour, quando você for executá-lo pela primeira vez, você terá que informar ONDE está a instalação do seu WoW. Feito isso, ele vai começar a buscar os addons que você tem instalado em todas as versões do jogo (Normal, PTR, Beta, Classic).

O WoWUp faz essa verificação de onde o seu jogo esta instalado logo que você executa (bruxaria).

Terceiros Trotes

Após listar os addons, agora basta você espiar ali no canto quais tem opção de “Update” disponível e clicar nela para atualizar aquele addon.

Quartas Corridas

E caso você queira instalar outro addon, se você souber o nome dele certinho, basta dar uma pesquisada na parte de “Get Addons/Catalog” e caso encontre, instalá-lo utilizando diretamente o gerenciador.


E basicamente é isso. Claro que, caso você ainda prefira entrar lá no site, baixar, descompactar, copiar e colar no diretório corretor. Fique a vontade.

Addons costumam ter atualizações frequentes e os que não tem, costumam pelo menos receber uma atualização quando entra alguma grande atualização no jogo. Então é sempre bom dar uma conferida neles a cada ciclo de atualização do jogo. Pelo menos.

E vale um aviso. Tenha sempre atenção na hora de baixar e instalar addons. Nos sites costumam ter comentários e avaliações. 


Você pode conferir um pouco mais sobre esses gerenciadores e repositórios neste guia do WoWHead.

Jogador de World of Warcraft e escritor nas horas vagas. Twitter: @Tumular