Ventisca Produções

Versão Beta
Close

Guia para Iniciantes - Bruxo (WoW Clássico)

Tudo que você precisa saber para iniciar sua jornada como Bruxo no World of Warcraft: Clássico!

Introdução à Classe

Bruxos são dominadores das forças Vis e Sombrias e possuem o poder de evocar demônios para ajudá-los em batalha. Sem dúvidas, é uma classe muito única e peculiar, mas isso é um sentimento comum entre todas as classes em World of Warcraft: Clássico e é algo que atrai muitos jogadores. Bruxos também possuem habilidades muito singulares como invocar outros jogadores de onde quer que eles estejam para onde o Bruxo se encontra no momento e locomoção é algo muito importante nesta versão do jogo, algo que consome muito o tempo de jogo. Eles possuem Maldições que enfraquecem os inimigos e consequentemente tornam seus aliados mais poderosos, isso o torna uma classe de suporte ao mesmo tempo que consegue causar bastante dano.

Bruxo é uma classe extremamente forte contra outras classes, podemos até dizer que esta é a classe mais forte no conteúdo Jogador x Jogador. Sua habilidade de evocar demônios com diversas habilidades poderosas e de sacrificá-los para ganhar diferentes buffs, torna o Bruxo a classe mais temida por outros jogadores da facção oposta para encontrar no mundo aberto. É claro que toda classe possui seus pontos negativos, mas esta é uma classe com um teto de aprendizado muito alto, ou seja, é possível com muito treino e aprendizado valorizar ainda mais os pontos positivos da classe.

Raças

Facção Raça Bônus Racial

Aliança

Humano

- Aumento de 10% nos ganhos de reputação

- Perícia com Espadas e Espadas de Duas Mãos aumentada em 5

- Perícia com Maças e Maças de Duas Mãos aumentada em 5

- Aumento de 5% de Espírito

- Possui Percepção que melhora a detecção de furtividade por 20 segundos

Aliança

Gnomo

- Perícia Engenharia aumentada em 15

- Aumento de 5% de Inteligência

- Resistência ao Arcano aumentada em 10

- Possui Artista da Fuga que escapa de qualquer efeito de imobilização ou redutor de velocidade de movimento quando ativada

Horda
Orc

- Perícia com Machados e Machados de Duas Mãos aumentada em 5

- Dano causado por ajudantes de Caçador e Bruxo aumentado em 5%

- Chance de resistir Atordoamento aumentada em 25%

- Possui Fúria Sangrenta que aumenta 25% do Poder de Ataque Corpo a Corpo por 15 segundos e reduz 50% dos efeitos de cura em si mesmo por 25 segundos

Horda

Morto-vivo

- Fôlego debaixo d'água dura 300% mais tempo

- Resistência à Sombra aumentada em 10

- Possui Canibalizar que, quando ativado, gera 7% do total de pontos de vida a cada 2s por 10s ao consumir o cadáver de um humanoide ou morto-vivo

- Possui Determinação dos Renegados que concede imunidade a efeitos de Encantamento, Medo e Sono por 5 segundos

Ajudantes (Pets)

Diabrete (Nível 1)

Este é o primeiro demônio que o Bruxo aprende a evocar e é habilitado assim que você conversa pela primeira vez com qualquer Treinador de Bruxo. Diabretes são demônios bem fracos e por isso preferem atacar de longe com Seta de Fogo. Seu dano também é baixo, porém mesmo assim ajuda bastante no início da sua jornada. Ao alcançar o nível 4 ele aprende Pacto de Sangue, uma aura que aumenta o Vigor de todos os membro do seus grupo que estiverem próximos. No nível 14 ele aprende Escudo de Fogo, um buff que causa dano de Fogo toda vez que o alvo for atacado.

Emissário do Caos (Nível 10)

Ao alcançar o nível 10, uma missão irá aparecer no seu Treinador de Bruxo e, ao completá-la, irá receber a habilidade de evocar o Emissário do Caos. Este demônio possui bastante pontos de vida e armadura e faz a função de tanque para o Bruxo, algo extremamente importante para upar sozinho pelo mundo e completar missões. O Emissário do Caos também possui a habilidade Consumir Sombras que cura a si próprio sempre que estiver fora de combate, o que se torna uma preocupação a menos para o jogador. Tormento e Sofrimento são as duas habilidades mais importantes deste demônio, pois elas obrigam os inimigos próximos a o atacarem, deixando assim o Bruxo livre para lançar feitiços de dano nos inimigos sem ser atrapalhado.

Súcubo (Nível 20)

A Súcubo é o demônio com o maior dano entre os quatro principais e ela continua atacando mesmo quando sua Mana acaba. Ela também possui uma habilidade muito poderosa, Sedução, que imobiliza e impede um Humanoide de fazer qualquer ação durante 15 segundos, o que é bem importante contra inimigos e outros jogadores. A Súcubo também ganha a habilidade de ficar invisível por 5 minutos ou até ela sofrer ou causar dano, porém esta habilidade só pode ser utilizada fora de combate.

Caçador Vil (Nível 30)

O Caçador Vil é o último dos quatro demônios principais do Bruxo e ele possui uma função bem importante: Ele é um demônio com resistência contra feitiços bem alta e com habilidades para interromper feitiços, isso o torna muito eficientes contra classes conjuradoras como Magos, Sacerdotes, Xamãs, Druidas e Paladinos. Apesar dessa ser sua função principal, existem também vários monstros que conjuram feitiços e nessas situações o Caçador Vil pode vir a ser sua melhor solução para o problema. E por fim, o Caçador Vil também possui a habilidade de enxergar inimigos invisíveis de uma distância mais longa.

Árvore de Talentos

Suplício

Suplício é a árvore que foca em aprimorar seu dano de Sombra e eficiência tanto das suas Maldições como dos feitiços de Dano por Tempo. Além disso, o talento Conversão de Vida Aprimorada aumenta em 20% a quantidade de Mana recebida em troca dos seus pontos de vida, algo que é muito importante para melhorar sua experiência de upar. Outro foco desta árvore de talentos é melhorar seus feitiços de drenar vida e drenar Mana que também é algo bem importante para sua jornada.

Demonologia

Como o nome já diz, os talentos desta árvore aprimoram os demônios invocados pelo Bruxo, além de ensinar novas habilidades de interação com eles. O talento Dominância Vil em conjunto com Mestre-evocador, por exemplo, fazem com que seja possível evocar um demônio instantaneamente. Outro talento bem importante é o Sacrifício Demoníaco que sacrifica seu demônio evocado para conceder um buff que dura 30 minutos ou até você evocar outro demônio e cada demônio concede um buff diferente. Vínculo Anímico é o último talento desta árvore e é um buff que permanece no Bruxo enquanto seu demônio estiver ativo fazendo com que 30% do dano que seria sofrido pelo Bruxo seja transferido para seu demônio e ambos causam mais dano.

Destruição

Destruição é a árvore de talentos mais focada nos feitiços ofensivos do Bruxo como Seta Sombria, Imolação e Fogo d'Alma. Os talentos aumentam o dano, chance de acerto crítico e diminuem o custo de Mana e o tempo para lançar os feitiços de Destruição. Sombra Ardente é o primeiro novo feitiço aprendido nesta árvore e ele causa um dano alto e instantâneo no alvo concedendo um Estilhaço da Alma se ele morrer. O segundo feitiço aprendido é Conflagrar que só irá funcionar se o alvo já estiver com Imolação, pois ele irá removê-la e causar bastante dano instantaneamente naquele alvo.

Atributos

Atributo

Bônus

Força

Não possui nenhum valor

Agilidade

Não possui nenhum valor

Vigor

1 Vigor = 10 Vida

Inteligência

1 Inteligência = 15 Mana

60.6 Inteligência = 1% Chance de Acerto Crítico com Feitiços

Espírito

Regeneração de Mana/Vida enquanto não estiver em combate

Upando o Bruxo

Bruxo também é uma classe muito fácil de upar e o principal motivo são seus demônios que faz com que ele nunca esteja upando sozinho. Os demônios possuem diversas funções, mas a principal delas será a de sofrer dano de inimigos no lugar do Bruxo, por isso o Emissário do Caos é tão importante. Além disso, existem algumas dicas, óbvias ou não, mas que são muito importantes para melhorar a qualidade de vida do jogador durante sua jornada até o nível máximo:

Dicas

Conversão de Vida converte pontos de vida em Mana e não previne a regeneração de Mana natural visto que você está utilizando vida como recurso e não Mana. Isso significa que você não precisa se preocupar em quando utilzá-la, use à vontade.

Um senso comum entre os Bruxos é que utilizar Conversão de Mana e depois comer para regenerar sua vida é mais eficiente pelo fato dela consumir pouca vida e gerar bastante Mana. Porém, a maneira mais eficiente é encher metade da sua Mana ou gastar metade da sua Vida e depois não apenas comer mas beber ao mesmo tempo, assim você fica cheio muito mais rápido.

Estilhaços de Alma são utilizados para inúmeros feitiços do Bruxo e é por isso que você deve se acostumar a utilizar Drenar Alma em todo inimigo que iria lhe conceder experiência, assim você mantém sempre uma boa quantidade nas suas bolsas. Outra dica importante é comprar bolsas específicas para Estilhaços de Alma, essas bolsas possuem uma quantidade de espaços muito maior que bolsas normais.

Bruxos também possuam a habilidade Ritual de Evocação que possibilita evocar outros jogadores de onde quer que eles estejam para o local onde o Bruxo de encontra. Para isso serão necessários dois outros integrantes do grupo (Que estiverem fora de combate) para clicarem no portal criado pelo Bruxo e ficarem imóveis até que o ritual seja concluído. Este ritual irá consumir um Estilhaço de Alma.

Outra dica importante é ter sempre uma Pedra de Vida com você, isso evita uma morte desnecessária quando acontecerem coisas inesperadas, o que é algo bem comum. Lembre-se que a Pedra de Vida não compartilha tempo de recarga com Poções em geral.

A Varinha é a melhor amiga do Bruxo na fase de upar, pois é um ataque que causa um dano razoável, rápido e que não custa nenhuma Mana. Com isso em mente, tente estar sempre aprimorando sua perícia com Varinhas ao máximo para diminuir sua chance de errar ataques e causar o máximo de dano que puder. Neste artigo você encontra todas as Varinhas disponíveis para melhorar sua progressão.

Uma dica muito importante para as classes que não possuem habilidades de cura é upar a habilidade de Primeiro Socorros, pois assim você consegue diminuir e muito a vezes que precisa sentar para recuperar Vida. Além disso, bandagens podem ser utilizadas durante o combate e isso poderá te salvar de uma morte que iria atrapalhar toda sua missão e fazer você perder bastante tempo recuperando seu corpo.

Talentos para Upar

Como mencionado anteriormente, a melhor maneira para você upar como Bruxo será investindo nos seus demônios evocados, porém você irá utilizar o mínimo possível de pontos em Demonologia pois a árvore de Suplício irá melhorar e muito seus feitiços de Sombra e Dano por Tempo. Você deverá upar da seguinte maneira para ser mais eficiente: Lance seus feitiços de Dano por Tempo como Imolação, Maldição da Agonia e Corrupção e depois ataque o inimigo com sua Varinha e utilize Drenar Alma para finalizá-lo. Imolação é um dos feitiços que você pode remover da sua rotação por ele consumir Mana demais em comparação aos outros e por isso você iria depender muito mais do dano da sua Varinha, porém isso é algo que não é muito recomendado. Tente aprender a utilizar de maneira mais eficiente sua Mana para cada inimigo que enfrentar.

E para que não haja confusão em quais talentos pegar primeiro e quais pegar por último, segue abaixo a ordem como estes talentos devem ser escolhidos, começando pelos mais importantes para depois ir para os menos importantes:


A seguintes fontes foram utilizadas como apoio para a construção deste guia: ClassicWowhead, Icy VeinsKargoz e Blood Fury.

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades de World of Wacraft: FacebookTwitter, YoutubeInstagram

Jogador profissional de Hearthstone, Main Druida no WoW desde 2005 e streamer na Twitch. Emailpdantas@cardnamanga.com.br . Twitter@HeisenbergCWG