Ventisca Produções

Versão Beta
Close

Guia de Profissões - Ferraria (WoW Clássico)

Confira tudo que precisa saber para se tornar um mestre na sua profissão em World of Warcraft: Classic!

Porque escolher Ferraria?

Ferraria é uma profissão que abranje uma grande diversidade de itens que podem ser criados com funções variadas, não apenas armas e armaduras como é comumente conhecida. Itens como chaves para abertura de portas e baús, consumíveis que irão aumentar o dano ou chance de acerto crítico das suas armas e também encantamentos para serem utilizados em diversos tipos de equipamentos ou armas. É claro que, o principal foco da Ferraria é criar muitos equipamentos poderosos e ela não deixa a desejar nesse sentido, basta olhar itens como Elmo Coração de Leão e Martelo do Ocaso que podem ser utilizados desde o início até o final do jogo. Ferraria também é necessária para criar uma das poucas armas lendárias do World of Warcraft: Classic, a Sulfuras, a Mão de Ragnaros.

Níveis de Proficiência

Todas as profissões seguem um mesmo padrão de evolução que descrevemos abaixo, onde será necessário preencher alguns requisitos mínimos para conseguir avançar para um novo nível de proficiência:

Nível de Proficiência Nível Necessário Pontos de Habilidade Necessários Pontos de Habilidade Máximos Custo
Aprendiz 5 Nenhum 75

Primária: 10 Bronze

Secundária: 1 Prata

Profissional 10 50 150

Primária: 5 Prata

Secundária: 5 Prata

Perito 20 125 225

Primária: 50 Prata

Secundária: 10 Prata

Artífice 35 200 300

Primária: 5 Ouro

Secundária: 2 Ouro 50 Prata

Treinadores

O treinador de cada profissão será diferente para cada nível de proficiência que seu personagem estiver e, para saber onde deve treinar, basta olhar na lista abaixo:

  • Treinador de Aprendiz (1-75) - As cidades principais de cada facção são os melhores locais para aprender e evoluir suas profissões, basta encontrar algum dos guardas da cidade e pedir pela localização do seu respectivo treinador. As cidades principais da Horda são Orgrimmar, Cidade Baixa e Penhasco do Trovão. Para a Aliança, as cidades principais são Ventobravo, Altaforja e Darnassus.
  • Treinador de Profissional (75-150) - Você também irá encontrar este treinador facilmente nas cidades principais das suas facções, próximo ao treinador de aprendiz.
  • Treinador de Perito (150-225) - O treinador de perito será apenas um para cada facção: Saru Furiácero localizado em Orgrimmar e Bengus Baixaforja localizado em Altaforja.
  • Treinador de Artífice (225-300) - O treinador de artífice será apenas um para ambas as facções: Brikk Belofício localizado em Selva do Espinhaço.

Materiais Necessários (1-300)

Separamos abaixo todos os materiais necessários para evoluir sua profissão no nível mínimo até o máximo, porém iremos também explicar como você deverá fazer isso mais a frente. Lembre-se também que será necessário estar próxima de uma Bigorna para criar a maioria dos itens de Ferraria, elas podem ser encontradas próximas aos treinadores:

Aprendiz (1-75)

Utilize 33x Pedra Rústica para criar 33x Pedra de Afiar Rústica e alcançar o nível 30.

Utilize 110x Pedra Rústica para criar 55x Pedra de Amolar Rústica e alcançar o nível 65. Guarde pelo menos 10 delas.

Utilize 25x Pedra Bruta para criar 25x Pedra de Afiar Grosseira e alcançar o nível 75.

Siga para o Treinador de Profissional mais próximo e aprenda Ferraria Profissional.

Profissional (75-150)

Utilize 70x Pedra Bruta para criar 35x Pedra de Amolar Grosseira e alcançar o nível 90. Guarde-as.

Utilize 100x Barra de Cobre para criar 10x Cinto Rúnico de Cobre e alcançar o nível 100.

Utilize 5x Barra de Prata e 10x Pedra de Amolar Rústica para criar 5x Bastão de Prata e alcançar o nível 105. (É possível pular esta parte e continuar criando Cinto Rúnico de Cobre se você não possuir Barra de Prata)

Utilize 50x Barra de Cobre para criar 5x Cinto Rúnico de Cobre e alcançar o nível 110.

Utilize 90x Barra de Bronze para criar 15x Perneiras Rusticas de Bronze e alcançar o nível 125.

Siga para o Treinador de Perito mais próximo e aprenda Ferraria Perito.

Perito (150-225)

Utilize 105x Pedra Pesada para criar 35x Pedra de Amolar Pesada e alcançar o nível 140. Guarde-as e crie mais até o nível 150 se possível.

Utilize 50x Barra de Bronze e 20x Pedra de Amolar Grosseira para criar 10x Braçadeiras Decoradas de Bronze e alcançar o nível 150.

Utilize 5x Barra de Ouro e 10x Pedra de Amolar Grosseira para criar 5x Bastão Dourado e alcançar o nível 155.

Utilize 80x Barra de Ferro, 10x Pedra de Amolar Pesada e 10x Pigmento Verde para criar 10x Perneiras Verdes de Ferro e alcançar o nível 165.

Utilize 150x Barra de Ferro e 25x Pigmento Verde para criar 25x Braçadeiras Verdes de Ferro e alcançar o nível 190.

Utilize 50x Barra de Aço e 20x Pedra de Amolar Pesada para criar 10x Braçadeiras de Escama Dourada e alcançar o nível 200. Guarde 6 se você vai escolher ser Ferreiro de Armaduras.

Utilize 120x Pedra Maçiça para criar 30x Pedra de Amolar Maciça e alcançar o nível 210. Guarde-as.

Utilize 90x Barra de Mithril e 60x Magitrama para criar 15x Manoplas Pesadas de Mithril e alcançar o nível 225.

Siga para o Treinador de Artífice mais próximo e aprenda Ferraria Artífice.

Artífice (225-300)

Utilize 140x Barra de Aço e 10x Pedra de Amolar Maciça para criar 10x Elmo de Placa de Aço e alcançar o nível 235. Guarde 4 se você vai escolher ser Ferreiro de Armaduras.

Utilize 150x Barra de Mithril e 90x Magitrama para criar 15x Coifa de Mithril e alcançar o nível 250. Guarde 2 se você vai escolher ser Ferreiro de Armaduras.

Utilize 20x Pedra Densa para criar 20x Pedra de Afiar Densa e alcançar o nível 260.

Alternativas para upar do nível 260 para o 270 (pesquise o preço das receitas e materiais no seu servidor):

Siga para Tanaris, fale com Derrotain Chupalodo e complete a missão Braçadeira de Placa Imperial entregando 20 Barra de Tório para ele. Aproveite e complete também a missão Botas de Placa Imperial entregando 40 Barra de Tório para ele.

Utilize 500x Barra de Tório e 25x Rubi-estrela para criar 25x Braçadeira de Placa Imperial e alcançar o nível 295.

Utilize 170x Barra de Tório, 5x Rubi-estrela e 5x Água-marinha para criar 5x Botas de Placa Imperial e finalmente alcançar o nível 300!

Escolhendo sua Especialização

Quando alcançar o nível 200 de Ferraria e seu personagem estiver pelo menos no nível 40, será possível escolher uma especialização entre Ferreiro de Armaduras ou Forja de Armas, sendo que a segunda será dividida entre Mestre Armeiro (Machado)Mestre Armeiro (Espada) e Mestre Armeiro (Martelo). Lembre-se que ao escolher sua especialização não poderá trocá-la, somente começando Ferraria do zero. Para começar, fale com um dos seguintes NPCs:

Eles irão direcioná-lo para um dos respectivos mestre de cada especialização, a depender do que você escolher.

Ferreiro de Armaduras

Ao escolher esta como sua especialização, você será enviado para os seguintes NPCs para continuar o processo:

Então basta seguir e completar esta sequência de missões que é um pouco grande, mas nada muito difícil de completar. Estas missões irão apenas exigir uma grande quantidade de materiais para completá-las e, ao completá-la, você irá receber um berloque muito forte: a Insígnia de Mithril Rutilante. Abaixo listamos alguns dos itens mais poderosos que podem ser criados por um Ferreiro de Armaduras:

Também é possível criar todo o Conjunto de Ferro Negro que possui uma grande quantidade de Resistência ao Fogo. A maior parte das receitas deste conjunto podem ser compradas no Lokhtos Umbrarganha encontrado dentro do Abismo Rocha Negra. Será necessário reputação com A Irmandade do Tório para conseguir comprar estas receitas.

Forja de Armas

Ao escolher esta como sua especialização, você será enviado para os seguintes NPCs para continuar o processo:

Eles irão conceder a missão O caminho do armeiro e, para completá-la, será necessário entregar os seguintes itens:

Ao entregar estes itens e completar esta missão, você estará especializado em Forja de Armas. Agora será possível se aprofundar ainda mais e escolher uma segunda especialização dentre as seguintes:

Cada especialidade consegue criar uma ou mais armas poderosas e abaixo listamos todas as mais importantes que podem ser criadas por um ferreiro:

Chaves, Consumíveis e Encantamentos

E por fim, Ferreiros também conseguem criar uma grande variedades de itens com as mais diversas funções. O primeiro item que iremos falar são as chaves criadas que servem para abrir portas e baús trancados encontrados tanto no mundo aberto quanto dentro de masmorras, são elas:

Ferraria também criar encantamentos e consumíveis muito importantes para Raides e Masmorras e que são utilizadas por diversas classes. Abaixo listamos quais são estes itens:


A seguintes fontes foram utilizadas como apoio para a construção deste guia: ClassicWowhead, Icy Veins, Wowprofessions e BarrensChat.

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades de World of Wacraft: FacebookTwitter, YoutubeInstagram

Jogador profissional de Hearthstone, Main Druida no WoW desde 2005 e streamer na Twitch. Emailpdantas@cardnamanga.com.br . Twitter@HeisenbergCWG