Ventisca Produções

Versão Beta
Close

Guia para Iniciantes - Paladino (WoW Clássico)

Tudo que você precisa saber para iniciar sua jornada como Paladino no World of Warcraft: Clássico!

Introdução à Classe

Paladinos são soldados sagrados que possuem habilidades de combate e suporte, com ênfase no suporte. Eles concedem auras para os aliados próximos, auras essas que possuem diversas funções e efeitos, e elas são o maior motivo desta classe ser bastante popular em Raides. É também a única classe que consegue fazer papel de Tanque e se curar ao mesmo tempo, é claro que isso só será funcional para conteúdos como Masmorras e missões pelo fato de não haver quase nenhum suporte para essa função. Além disso, Paladinos possuem feitiços de dano em área bem consistentes, o que faz com que seja possível derrotar vários inimigos ao mesmo tempo utilizando um Escudo e curando a si mesmo.

Esta é uma classe perfeita para jogadores que gostam de uma classe híbrida com inúmeras possibilidades de como ser utilizada, porém sua função principal em Raides será como Curandeiro pelo fato de ser o único papel que ele desenvolve com maestria e que possui um suporte imenso para isso. Paladinos agressivos não possuem habilidades suficientes de ataque com sua arma, o que faz com que ele acabe ficando para atrás quando comparado a outras classes como Ladino e Guerreiro. Já o Paladino como Tanque não possui nenhuma habilidade de gerar Ameaça instantaneamente e por isso também não é um papel funcional para um conteúdo final como Raides. Por esses dois motivos, no World of Warcraft: Clássico, o esperado é que o Paladino exerça a função de Curandeiro em Raides.

Raças

Facção Raça Bônus Racial

Aliança

Humano

- Aumento de 10% nos ganhos de reputação

- Perícia com Espadas e Espadas de Duas Mãos aumentada em 5

- Perícia com Maças e Maças de Duas Mãos aumentada em 5

- Aumento de 5% de Espírito

- Possui Percepção que melhora a detecção de furtividade por 20 segundos

Aliança
Anão

- Perícia em Armas de Fogo aumentada em 5

- Resistência ao Gelo aumentada em 10

- Rastreia Tesouros fazendo-os aparecer no minimapa

- Possui Forma de Pedra que concede imunidade a Sangramento, Veneno e Doença e aumenta Armadura em 10% por 8 segundos

Árvore de Talentos

Sagrado

Esta árvore de talentos foca em melhorar a eficiência do Paladino em curar aliados e concede algumas novas habilidades de dano Sagrado. Para aprimorar a cura do Paladino, são dois os talentos mais importantes: Primeiro temos Iluminação que faz com que, toda vez que o Paladino realizar um acerto crítico com Clarão e Luz, Luz Sagrada ou Choque Sagrado, ele recebe 100% do custo de Mana daquele feitiço de volta e em segundo temos Poder Sagrado que aumenta em até 5% a chance de acerto crítico com todos os feitiços Sagrados. Assim, o Paladino consegue se manter sempre com Mana e curando sem parar em combates muito longos, quanto maior for sua chance de acerto crítico com feitiços, melhor.

Proteção

Inicialmente, esta árvore foi criado com o intuito de tornar possível que o Paladino fosse um Tanque no conteúdo final do jogo como Raides, porém isso não aconteceu pelo simples fato de que ele não recebeu praticamente nenhuma habilidade poderosa para dar suporte a isso. Seriam necessárias algumas habilidades que gerassem uma grande quantidade de Ameaça para que isso fosse possível. Mas, apesar disso, esta árvore acabou sendo bem popular por conta de um único talento: Ajuste de Contas. Este talento faz com que, sempre que o Paladino sofrer um acerto crítico, ele tem 100% de chance de deferir um ataque extra, efeito esse que acumula em até 4 vezes e só some quando for utilizado. Esse talento acabou te tornando muito popular tanto em conteúdo de Jogador x Jogador quanto em Masmorras para criar uma oportunidade de causar uma enorme quantidade de dano em milésimos de segundos.

Retribuição

Retribuição é a árvore com talentos focados no combate corpo a corpo e em melhorar suas habilidades que dão suporte para isso. O talento Selo de Comando é na verdade uma nova aura que, por 30 segundos, concede uma chance de causar dano Sagrado equivalente a 70% do dano normal da arma do Paladino e, ao liberar sua energia, causa também um dano extra no inimigo. Principalmente por conta dessa que os Paladinos focados em Retribuição se importam muito mais com o dano mínimo e máximo das armas do que seu dano por segundo.

Atributos

Atributo

Bônus

Força

1 Força = 2 Poder de Ataque

Agilidade

20 Agilidade = 1% Chance de Acerto Crítico

20 Agilidade = 1% Esquiva

Vigor

1 Vigor = 10 Vida

Inteligência

1 Inteligência = 15 Mana

54 Inteligência = 1% Chance de Acerto Crítico com Feitiços

Espírito

Regeneração de Mana/Vida enquanto não estiver em combate

Upando o Paladino

Paladino não das melhores classes para upar, porém é sim uma classe com bastante recursos que cria uma ótima qualidade de vida durante sua jornada. Além disso, é possível upar de diversas maneiras que dependerá totalmente de como o jogador se sente mais confortável upando, algo que pode mudar durante sua jornada. Então vamos conferir algumas dicas e talentos abaixo para ajudá-lo a decidir qual a melhor maneira para você upar o seu Paladino:

Dicas

Ajuste de Contas acumula por até 4 vezes e seu efeito não some até ser utilizado, o que faz com que esse talento seja bem seguro de contar com ele. Muitos não sabem, mas se o alvo de um ataque físico se encontra sentado a chance de acerto crítico é 100% nele, por isso bastante você criar uma Macro para sentar (/sentar ou /sit) durante o combate para ir acumulando o efeito de Ajuste de Contas e destruir seu inimigo num "único ataque". Essa é uma maneira muito popular de upar entre Paladinos veteranos no jogo.

O importante para suas armas é o alcance do seu dano, ou seja, qual o mínimo e máximo de dano que ela causa por conta do efeito de Selo da Retidão, Selo de Comando e Ajuste de Contas que giram em torno do dano da arma e não do seu dano por segundo.

É aconselhável também que compre apenas o Grau 1 de Martelo da Justiça e não compre Exorcismo, Esconjurar Morto-vivo, Bênção do Sacríficio, Ira Sagrada e Selo da Justiça. Assim você terá ouro suficiente para comprar novas armas e equipamentos sempre que precisar, o que será muito mais importante durante sua jornada até o nível 60.

É possível curar em qualquer Masmorras como Paladino mesmo que esteja utilizando apenas talentos de Proteção e Retribuição, basta utilizar Bênção de Luz e diferentes Graus de Luz Sagrada. Ter equipamentos com bastante Inteligência e poder de Cura para substituir pelos seus também irá ajudar bastante.

Por mais que esta classe possua diversas maneiras de se curar, upar Primeiro Socorros ainda é algo bem recomendado, pois assim você consegue diminuir seu gasto de Mana com feitiços de cura e consequentemente o tempo que gasta regenerando sua Mana. Além disso, bandagens podem ser utilizadas durante o combate mesmo que você esteja Silenciado e isso poderá salvar você ou um aliado de uma morte que iria atrapalhar toda sua missão e fazer você perder bastante tempo recuperando seu corpo.

Talentos para Upar até o Nível 32

É aconselhável para todos upar com esses talentos abaixo até o nível 32, pois assim você irá utilizar seu total de 22 pontos da melhor maneira possível e, como já deve perceber, Retribuição será a melhor árvore para isso. Classes híbridas tendem a buscar talentos que façam com elas dependam o mínimo possível de Mana, assim elas perdem muito menos tempo regenerando Mana, o que acelera o processo de upar. Em Retribuição você passa a depender muito mais do dano da sua arma e muito menos do dano dos seus feitiços.

E para que não haja confusão em quais talentos pegar primeiro e quais pegar por último, segue abaixo a ordem como estes talentos devem ser escolhidos, começando pelos mais importantes para depois ir para os menos importantes:

Talentos para Upar em Área (Níveis 32-60)

Ao alcançar o nível 32 você encontrá duas opções possíveis para seguir upando: Upar em área focando em Proteção ou continuar como Retribuição derrotando um inimigo por vez. Upar em área é possível por causa do talento Acerto de Contas que explicamos anteriormente, pois basta você utilizar o Selo da Luz, puxar quantos inimigos você aguentar e começar a atacar um deles com uma Macro para ir sentando enquanto isso e acumular 3 ou 4 efeitos de Ajuste de Contas. Após ter acumulado, utilize Julgamento, reaplique Selo da Luz e repita tudo novamente. O mais importante é criar a experiência para saber quantos inimigos você consegue combater ao mesmo tempo.

Talentos para Upar com Alvo Único (Níveis 31-60)

Para os jogadores que preferirem continuar upando sozinhos completando missões, basta continuar como Retribuição até o fim da árvore e depois pegar alguns talentos de suporte em Sagrado. Desta forma você irá demorar um pouco mais na sua fase de upar, porém é uma opção mais segura e que não requer tanto treinamento e desafio como acontece ao upar em área.


A seguintes fontes foram utilizadas como apoio para a construção deste guia: ClassicWowhead, Icy VeinsKargoz e Blood Fury.

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades de World of Wacraft: FacebookTwitter, YoutubeInstagram

Jogador profissional de Hearthstone, Main Druida no WoW desde 2005 e streamer na Twitch. Emailpdantas@cardnamanga.com.br . Twitter@HeisenbergCWG