Ventisca Produções

Versão Beta
Close

Blizzard comenta sobre inclusão LGBTQ+ em Shadowlands

Casais do mesmo sexo e personagem transgênero ganham mais espaço

O site TechRadar realizou recentemente uma entrevista com funcionários da Blizzard sobre seu compromisso de promover a inclusão e a diversidade LGBTQ+ na expansão Shadowlands, que chega ao final deste ano.

A empresa também trabalhou em melhorias de representação por meio de opções de personalização e aparências de personagens e NPCs, refletindo assim uma maior diversidade em Azeroth.

Confira abaixo alguns destaques da entrevista (via WoWhead) com Steve Danuser, designer principal de narrativa, e Johnny Cash, designer de jogo sênior e membro do Conselho Consultivo LGBTQ+.

"Nós realmente gostamos da química desses personagens. Isso meio que falou conosco. Poderíamos tê-los apenas como amigos se quiséssemos, mas nós sentimos como homem, que eles têm uma conexão muito mais profunda e é algo que poderia parecer um relacionamento realmente genuíno. Parecia muito bom para esses personagens", comentou Danuser sobre o relacionamento dos personagens Flynn Fairwind (Filinto Belvento, em português) e Mathias Shaw em Shadows Rising, livro que serve de introdução para Shadowlands.

"World of Warcraft não é conhecido por seus romances. Muitos dos casamentos que vimos tiveram finais trágicos. Não é como se estivéssemos mudando o jogo para ser sobre romance. Mas há um lugar para isso, onde parece que melhora a história ou os personagens.

Eu acho que Flynn e Shaw acabaram de fazer essa combinação realmente natural que foi divertida de ver em missões no jogo, em Shadows Rising e em algum outro material escrito que estamos preparando. Acho que você verá essa química florescer ainda mais. Eles são personagens divertidos para escrever".

Shadows Rising também tem algumas menções casuais de relacionamento LGBTQ+, como Talanji avaliando as finanças de um casamento entre duas mulheres, que continua em Shadowlands.

"Em Ardenweald tem uma missão onde você está tentando descobrir alguns dos aspectos da transformação de Tyrande quando ela assumiu o poder do Guerreiro da Noite e o que esse poder está fazendo com ela, o que significa e qual é o custo potencial. Você encontra um casal, onde um deles era um Guerreiro Noturno em um mundo diferente no plano mortal. Você descobre que eles são um casal do mesmo sexo. Não é uma grande parte da história - é apenas algo que eles são", explica.

A entrevista aborda mais alguns tópicos, como o personagem transgênero Pelagos expressando sua escolha de identidade em Bastion, que viveu sua vida mortal como mulher mas aparece como homem no pós-vida.

Eu tive uma forma feminina na vida”, diz Pelagos em diálogo no jogo. “Não me lembro do meu nome anterior, nem mesmo da minha raça, mas nunca senti que a minha forma física representasse quem eu era por dentro. Nunca pareceu tão claro para mim como agora. Lutei com essa identidade por toda a minha vida. Mas quando cheguei em Bastion me tornei um aspirante que parecia, bem ... Isso! Uma forma masculina! Eu me senti confortável! Animado! Como se eu fosse igual ao que os outros viram pela primeira vez! Todos esses sentimentos em minha vida finalmente fizeram sentido".

Steve Danuser encerra a entrevista reiterando a importância de criar um espaço inclusivo de boas-vindas e continuar a construí-lo no futuro.

"Temos uma equipe que tem muitas pessoas diferentes com diferentes pontos de vista e experiências, por isso é importante para nós contar histórias que nos importam, que reflitam nossas preocupações, e também fazer de Azeroth um lugar que é representativo de muitos pontos diferentes de vista, e muito acolhedor. Seja qual for a sua formação, há um lugar para você neste mundo.

Este é um começo para nós. Não é 'bem, nós fizemos isso e agora terminamos'. Sempre pensamos em mais missões, mais histórias, mais arte para fazer e mais sistemas para construir. Estaremos absolutamente pensando e procurando mais maneiras de permitir uma representação maior no futuro".

Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Email: marcio.pacheco@cardnamanga.com.br . Twitter: @MarcioAPacheco