Ventisca Produções

Versão Beta
Close

Introdução às Macros em World of Warcraft

Saiba mais sobre as macros em World of Warcraft.

“Olá mundo de Azeroth!”

Salve seres configuráveis! Espero que todos estejam bem confortáveis aí em seus belos cantos. Hoje vamos falar sobre uma ferramenta bem bacana disponível no jogo e que talvez tenha muita gente por aí que nunca tenha se aventurado nela, Macros.

O que é e para que serve uma Macro?

Macro é uma forma de tentar otimizar o jeito que você faz algo no jogo. Seja por eventos repetitivos, seja por apenas agilizar uma ação.

Exemplo:

  • Quando você está em grupo e quer sair, mas não quer ter que ficar indo lá nos ícones e clicando para sair toda vez. Você pode montar uma macro e deixar o acesso a essa função mais rápida.
  • Quando você precisa garantir que está atacando o mesmo inimigo de alguém (tipo o tank). Você pode configurar uma macro para atacar o mesmo inimigo do seu foco, e daí marcar o tank como seu foco.

Claro que, esses dois exemplos são uns bem simples que me vieram agora a mente e que eu costumo utilizar. Você pode criar outras macros com diversas finalidades. Tem quem tente colocar todos as magias em sequência em um único botão achando isso incrível e inovador… só pra realizar depois que isso acaba atrapalhando mais do que ajudando. :D
Ou acha uma boa ideia criar uma macro que de um “/y” falando alguma gracinha sempre que utilizar uma magia. E daí acaba notando que utiliza demais aquela habilidade e o chat fica todo poluído de texto. :D
Mas isso faz parte do aprendizado dessa função e no fim,  muito acaba dependendo da sua criatividade. Bem, vamos seguir o baile.

COMEÇANDO

Macros tem uma área separada na tela do jogo. Você pode acessá-la através do Menu do jogo -> Macros, ou digitando “/m” no chat.

As Macros são salvas em dois grupos. Macros gerais, que todos os seus personagens têm acesso e Macros do personagem. Cada personagem tem direito a 18 macros individuais e a  geral pode armazenar 120 macros. Essas macros são salvas no servidor da Blizzard, então você tem acesso a todas elas em qualquer lugar que você vá jogar (você só precisa ter atenção para o fato de que, sempre que você criar uma macro, deslogue normalmente do jogo para que ela seja efetivamente salva no servidor. Caso você não saia do jogo de forma correta, as macros não serão armazenadas).

Essa é a tela inicial da criação das macros. Nela você pode ver bem a separação de macros gerais e macros específicas da personagem. Temos os ícones que indicam cada macro criada também e abaixo a janela das linhas de comando.


Vamos tentar montar uma macro simples para conhecer melhor essa parte inicial de onde fazer as coisas?

Vou fazer referência às cores indicadas na imagem acima.
Primeiro você clica no botão abaixo “Novo”. Daí na janelinha que vai abrir (parte em roxo), você pode colocar um nome da macro e escolher um Ícone para ela, ou você pode deixar na Interrogação que fica ali em primeira opção. Nesse nosso exemplo vamos escolher o ícone do Apito.
Feito isso, o ícone escolhido vai aparecer na área VERDE e o nome na parte LARANJA. Agora vamos escrever o que essa sua primeira macro vai fazer na parte AZUL.
Coloque lá “/y Olá mundo!”, sem as aspas. Sim, é muito coisa de programador iniciante, né? Bem é a ideia. :D
Feito isso, clique em Salvar e para testar, clique no ícone do apito na parte VERDE e o coloque em algum lugar da sua barra de ações. Feito isso. Clique nele e você verá aparecer isso:

Lindo né? Bastou clicar nesse novo ícone para mandar a sua mensagem gritada ao mundo!

Para esse processo de criar uma macro a ordem das coisas é basicamente essa. Escolhe se será uma macro geral ou individual da personagem, clica em Novo. Dê um nome e escolha um ícone. Digita o que a macro vai fazer, clica em salvar e feche a janela.

OBS: AS MACROS PRECISAM SER CRIADAS NO IDIOMA DO SEU JOGO. SE ESTIVER EM PTBR PRECISAM OBEDECER A LINHA PTBR, SE ESTIVER EM INGLÊS, TUDO EM INGLÊS. 

Vamos ver algumas outras Macros simples com apenas uma linha de Comando.

Macro para Setar o Focus:
Costumo utilizar essa macro para quando entrar em grupos, marcar sempre o Tank como meu focus, pois minhas demais macros acabam sempre sendo voltadas para o alvo do meu Focus, ou seja bater no mesmo alvo do Tank. Ela é bem simples, basta clicar em quem você quer marcar o focus e clicar nela. Para limpar o seu focus, basta clicar nela novamente.

/cancelfocus
/focus

Macro para Sair de Grupos:
Sabe quando vc entrar no localizador para fazer aquele Chefe de evento, ou mesmo uma masmorra. Daí para sair você precisa ir lá no olho ou no seu avatar e procurar a opção de sair do grupo? Então, com essa macro sua vida fica facilitada a apenas um clique.

/script C_PartyInfo.LeaveParty()

Macro para Confirmar:
Sabe quando você está fazendo aquelas compras ou interagindo com algo que TODA hora pergunta se você confirma a ação? Essa é uma Macro para que você não precise clicar naquilo toda hora.

/click StaticPopup1Button1

Macro para Desespero do grupo:
Essa macro não tem nenhuma função direta além de demonstrar que podemos criar algumas coisas para serem jogadas diretamente nos chats. Mostrarei isso noutra parte a frente indicando esses pequenos comandos. Agora, fico em duvida de jogar essa ideia aqui, mas vai, é pelo aprendizado e desenvolvimento de todo mundo, né?

/s  _______________
/s |                           |
/s |     GARROSH   |
/s |    MATOU          | 
/s |    FOI POUCO  | 
/s |______________| 
/s 
/s   ¯\_(ô.õ)_/¯


Bem, a ideia geral é basicamente essa. Acho que agora podemos começar a ver como complicar mais isso e tornar a ideia de macros mais interessante. :D


AVANÇANDO

Aqui daremos uma olhada em algumas macros com outros detalhes mais elaborados que as anteriores.
Aliás, vale lembrar que a proposta desse post não é passar um mega guia de macros full pistola 4K. To aqui mais para apresentar a ideia de macros para quem não conhece ou que conhece pouco e nunca tentou se aventurar mais nessas belezinhas, ok?

Nessa parte vamos trabalhar com comandos que envolvem feitiços ou habilidades. Nessas macros vamos utilizar coisas como /cast ou falar até de /castsequence (que deveria ser banida -_-). Assim como outros comandos para modificar o uso das macros.

Vejamos a seguinte Macro: 

#showtooltip
/cast [mod:ctrl]Sondar; Pesca

Aqui vemos algumas novidades em relação aos exemplos anteriores. Temos logo no começo a “#showtooltip”, com ela assim no começo o ícone que vai aparecer na sua Macro é sempre o da habilidade disponível para aquele momento. Nesse caso da Macro acima, seria o ícone da habilidade de Pesca. Para que isso aconteça, você precisa escolher na aba de ícones a interrogação, que é a primeira opção.

Também temos aí o “/cast” que é utilizado quando queremos utilizar alguma magia. Logo em seguida temos “[mod:ctrl]” que é um modificador. Sendo que a segunda parte “ctrl” indica qual é a tecla modificadora.
Logo o que acontece? Quando apertar a tecla Control, a macro vai mudar a magia que você irá utilizar ao clicar nela. Antes era Pesca, ao segurar Control, temos a habilidade Sondar (que é uma habilidade de Arqueologia).

Vamos pegar um outro exemplo utilizando magias da classe de Magos.

#showtooltip
/stopcasting
/cast [mod:ctrl]Roubar Feitiço; Contrafeitiço

O que acontece nessa Macro? Temos duas habilidades de Mago que são bem importantes de serem acessadas de forma bem rápida, seja para cortar uma habilidade inimiga, seja para roubar algum benefício dele. E nesse caso, essas duas opções estão configuradas para ficar no mesmo lugar. Mas aqui temos um grande diferencial. “/stopcasting” que serve para interromper qualquer outra magia que estejamos utilizando naquele momento e nos permita utilizar uma das outras duas habilidades.

Vejamos essa aqui:

#showtooltip
/cast [modifier:ctrl]Nova Congelante; [@player] Nevasca

Aqui nós temos um outro modificador que é o [@player]. Esse modificador faz com que habilidades tipo nevasca ou outras que quando você utiliza elas, elas pedem para você indicar ONDE ela será utilizada, utilize a sua posição como sendo o local alvo dela. Nesse caso, você ao utilizar essa habilidade, vai provocar uma nevasca exatamente onde o seu personagem está.

Uma outra agora de Caçador que me é bem querida.

#showtooltip Misdirection
/clearfocus [@focus,dead]
/cast [target=focus,help,nodead][help][target=pet,exists,nodead] Redirecionar

Nessa Macro podemos ver algumas coisas novas. Além dos modificadores “[target=focus]”, temos outras condicionais “[help,exists,nodead]”. Essa macro faz o seguinte. Se eu estiver em grupo e marcar alguém do grupo como meu foco, irei utilizar a habilidade Redirecionar nele, caso ele esteja vivo, senão eu limpo o meu Foco e utilizo a habilidade no meu Ajudante, caso ele esteja vivo. Caso nenhum dos dois esteja vivo, eu Finjo de Morto e espero a luta recomeçar! :D

Essa é um pouco mais elaborada:

#showtooltip Crânio de Necrólito Fraturado
/tar Coelho
/use [button:2] Crânio de Necrólito Fraturado; Canhão de Bichos Portátil
/script UIErrorsFrame:Clear()

O que fazemos com essa macro? Ela me serve para criar um portal para o Templo Negro utilizando dois Brinquedos. Ela funciona assim. Quando eu clicar no ícone/botão, ela vai utilizar o Canhão de Bichos Portátil que vai conjurar varios bichinhos. E quando eu clicar novamente com o segundo botão ([button:2]), ela vai utilizar o Crânio de Necrólito Fraturado, que precisa sacrificar um bichinho para abrir o portal.
Vocês podem notar que tem um comando ali “/tar” que serve para justamente pegar o alvo indicado pelo que vem escrito depois (no caso, um dos Coelhos que vão aparecer e sair correndo). É um ótimo comando para tentar achar algum NPC no meio de uma multidão e que você sabe o nome exato dele.

A parte “/script” é para limpar qualquer mensagem de erro na tela.

Importante apontar aqui que na parte [button:2], o 2 pode ser alterado para outro número, tipo 3 que seria o botão do meio e por aí vai.


INFORMATIVO

Modificadores, Comandos e outros
Abaixo vou listar uma série de opções que você poderá usar na hora de elaborar a sua macro. Saiba que, nem sempre uma combinação pode funcionar e as vezes é preciso dar uma pesquisada melhor na combinação que você está tentando fazer, pois algumas habilidades não aceitam certos comandos ou modificadores.

Modificadores Chave
mod:shift - funciona enquanto a tecla SHIFT estiver pressionada. 
mod:alt - funciona enquanto a tecla ALT estiver pressionada.
mod:ctrl - funciona enquanto a tecla CTRL estiver pressionada.

Caso você queira, você ainda pode especificar qual lado dessas teclas utilizar. Basta utilizar “l” ou “r” antes de cada uma. Ex: mod:rctrl

Modificadores Condicionais
Essas condições indicam em quem você irá usar determinada habilidade indicada na macro. Caso nenhum desses seja indicado, o padrão é afetar sempre de acordo com a própria magia. Se for dano, precisa de um alvo inimigo. Se for cura, precisa de alvo amigo. Se for dinheiro, pode colocar na minha conta, por favor. :D

@player - Usa o jogador(você) como alvo
@target - Usa como alvo o alvo que você estiver selecionado no momento.
@mouseover - Utiliza a magia no alvo que estiver indicado pela posição do seu mouse.
@cursor - Utiliza a magia no chão na posição onde o mouse estiver, caso seja um local válido para utilizar aquela habilidade (só funciona para habilidades como Nevasca e Dissipação em massa).
@focus - Usa como alvo o seu foco.
@targettarget - Utiliza como alvo o alvo do seu alvo! Confuso? Exemplo. Se você estiver lutando contra um Chefe, você vai pegar como alvo o Tank, que é o alvo do Chefe, que é o seu alvo. Ou pelo menos essa é a situação normal. Caso você seja Paladino, serve também para você dar um Hand of Protection naquele DPS que puxou o aggro e agora está sendo massacrado pelo Chefe.

Condicionais
As condicionais funcionam para te auxiliar verificando condições na hora de executar determinada ação.

button:1/.../5/ - btn:1/.../5/ - Ativa a macro de acordo com o botão do mouse apertado.
cursor — Verifica se o cursor do mouse está sobre uma habilidade/item/etc
combat — Verifica se você está em combate.
dead — Condição para verificar se o alvo existe e esta morto.
exists — Condição de que o alvo exista
harm — Condição que verifica se o alvo pode ser atacado por magias.
help — Condição que verifica se o alvo pode ser afetado por magias de ajuda (tipo curas)
modifier:shift/ctrl/alt - mod:shift/ctrl/alt — Ativada quando é pressionado a tecla

Link para outras condicionais: 
https://wow.gamepedia.com/Macro_conditionals 

Comandos
Comandos são utilizados para iniciar a linha principal da sua macro, onde estará de fato o que ela vai fazer.

/run ou /script -  Executa comandos que normalmente são utilizados em addons do jogo. Geralmente você encontra alguns comandos desses para verificar se você completou uma missão ou está nessa ou naquela etapa de alguma atividade no jogo. Ou para executar tarefas como no exemplo da Macro para sair de grupos listada lá no começo.
/use - Geralmente utilizada para interagir com itens tipo poções, brinquedos e itens de equipamento que tem uma função de uso. No caso esses itens de equipamento podem também ser acessados através da sua ID, para que você não precise ficar modificando a Macro toda vez que você trocar o item.
/equip - Faz com que você equipe aquele item indicado logo em seguida. Lembrando que, salvo Armas, todos os demais equipamentos só podem ser trocados quando você estiver fora de combate.
/castsequence - Executar a série de habilidades na ordem indicada. 
/target ou /tar - Selecionar a unidade indicada após o comando.
/click - Simular o click do mouse em um botão.
/cast - Usar a habilidade indicada.

Voce pode conferir aqui outros tipos de comandos: 
https://wow.gamepedia.com/Macro_commands 

Lista de IDs dos Slots de Equipamentos

1 - Cabeça
2 - Colar
3 - Ombros
4 - Camisa
5 - Peitoral
6 - Cinto
7 - Calças
8 - Botas
9 - Pulso
10 - Luvas
11 - Anel 1
12 - Anel 2
13 - Berloque 1
14 - Berloque 2
15 - Capa
16 - Arma Principal
17 - Arma Secundaria/Escudo
19 - Tabardo



Eu costumo utilizar MUITO os modificadores para poder utilizar melhor a minha barra de ações com todas as habilidades relevantes que eu venha a precisar. O que deixa a minha barra de ação alternando mais ou menos assim.

Normal

Segurando ctrl


FINALIZANDO

Para terminar, quero deixar um beijo para minha mãe, para o meu pai e para todos você que chegaram até o final deste post e continuam aqui lendo mesmo essas pequenas linhas! Notável!

Em todo caso, tente criar alguma macro simples, pense em algo legal e tente misturar as coisas. Pesquise nos links, ou mesmo no google. Existem muitas opções de macros legais por aí criadas pela comunidade, basta jogar lá com o nome da sua classe. Que tal um outro post com um 5 macros utilizadas por cada classe? E caso você já utilize alguma coisa, compartilhe com a galera!

Um detalhe bem importante é: TODA informação de nome de magia, habilidade ou item precisa ser escrita na macro de acordo com o idioma em que você estiver jogando. Infelizmente não dá para usar uma macro que faça uso dos termos em inglês (ou outro idioma) e jogar com o texto em portugues. Você precisará modificar todos os termos para os nomes em português mesmo. 


Você pode conferir um apanhado sobre macros também no wowhead nesse link.
No post coloquei, mas vou deixar aqui também esse link, onde você pode ver muita info sobre outros parâmetros e até alguns exemplos de macros.

Mas atenção, ambos estão em Inglês.

Jogador de World of Warcraft e escritor nas horas vagas. Twitter: @Tumular