Ventisca Produções

Versão Beta
Close

Guia geral de classes em World of Warcraft

Confira um guia geral das classes em World of Warcraft

Vamos falar sobre as classes em World of Warcraft. Um guia básico e simples para jogadores que estão chegando agora no jogo e ficam em dúvida quando chegam na tela de criação de personagem.

  • Guia com a colaboração de Tumular

Aqui é o segundo grande passo, pois o primeiro é você escolher o Reino onde irá jogar (você é livre pra escolher qualquer reino, mas indicamos reinos brasileiros pela facilidade em encontrar jogadores falando a sua língua e guildas que jogarão no mesmo horário que você).
Mas só para reafirmar, esse post é mais para quem está começando e não conhece muito do jogo.

FUNÇÕES

Existem 3 funções em World of Warcraft: Tanques, Curadores e a galera do Dano.
Algumas classes têm acesso a todas essas 3 funções, mas a maioria varia entre 1-2 funções.

Tanques

É a pessoa responsável por aguentar o dano principal e proteger os aliados com seu corpinho, quando em grupo.
Vocês podem conferir mais informações sobre essa função no post feito pela Sabrina! Link

Curadores

É a função de quem gosta de curar e salvar a vida dos amiguinhos. Normalmente mantém um olho bem focado no Tanque enquanto o outro fica vigiando aquela pessoa que não está vendo o fogo embaixo do próprio pé.
Vocês podem conferir mais informações sobre essa função no post feito pela Sabrina! Link

Dano

Nessa função fica a galera que gosta de tentar vencer um desafio pela força bruta, causando muito dano e tentando se livrar do inimigo antes de morrer.

Também conhecidos como a galera do DPS (dano por segundo), são os responsáveis por baixar a vida do inimigo enquanto as outras funções tentam segurar as pontas no grupo.
No caso dos dps, existem duas variantes. Temos os dps corpo a corpo e os que atacam a distância. Corpo a corpo você fica ali coladinho no inimigo trocando tapas com ele. O dano a distância você fica mais afastado e podendo fugir de algum eventual problema num piscar de olhos!
Vocês podem conferir mais informações sobre essa função no post feito pela Sabrina! Link

ESPECIALIZAÇÕES

Especialização é a capacidade de focar em um estilo de jogo diferente dentro de uma mesma classe. Dependendo da classe escolhida, você pode tanto mudar o estilo e a função que você terá em dado momento do jogo. 

Por exemplo, vamos supor que você escolha a classe Druida. Ela possui quatro tipos de especialização, cada uma com uma jogabilidade bem distinta da outra. Cada especialização possui uma tipo de função associada a ela, na função de dps você pode escolher Feral que é dano corpo a corpo e permite que você fique dando patadas e mordidas na cara dos seus inimigos, ou Equilíbrio que é dano a distância e lhe permite ficar jogando raios cósmicos e fenomenais nesses inimigos que tem dinâmicas bem diferentes. Caso você escolha Guardião, ela é a função Tanque dessa classe e te permite virar um ursão que aguenta levar uns sarrafos dos outros mas se o seu grupo precisar de alguém na Função de Cura, não tem problema, você pode utilizar a sua especialização Restauração que lhe permite sair tacando tudo quanto é magia de folhas e plantas nos seus amigos e deixá-los vivinhos.

Inclusive, Druida é a única classe que tem 4 especializações, a maioria das outras tem 3 e Caçadores de Demônio possuem 2.
Ao começar uma nova classe, ela sempre irá iniciar com alguma especialização fixa e depois dos primeiros 10 níveis você terá acesso às opções de outras especializações.

RECURSOS

Recurso é o termo utilizado em World of Warcraft para falar dos outros tipos de “mana” que as classes que não utilizam mana, usam.
Podemos encontrar os seguintes recursos: Mana, Chi, Poder Sagrado, Poder rúnico, Voragem, Pontos de Combo, Energia, Concentração, Raiva, Fúria, Poder Astral, Dor, Runas, Insanidade, Fragmentos de Alma.

CLASSES E RAÇAS

Guerreiros

Sumário: Essa é a classe para o povo casca grossa e raiz, uma das classes com mais habilidades para ser gerenciadas. Algumas das habilidades mais marcantes dessa classe são a Investida e Salto Heroico. O recurso utilizado pelos guerreiros é a Raiva, que é gerada e gasta de acordo com os seus ataques. Uma das grandes vantagens de jogar com essa classe é a sua habilidade de equipar qualquer arma do jogo, exceto Varinhas. Isso é um grande adianto quando você resolver farmar transmogs de armas. 

Especializações
Armas: Dano corpo a corpo
Fúria: Dano corpo a corpo
Proteção: Tanque

Raças
Anão, Anão Ferro Negro, Draenei, Draenei Forjados a Luz, Elfo Caótico, Elfo Noturno, Elfo Sangrento, Filho da Noite, Gnomo, Gnomecânico, Goblin, Humano, Kultireno, Morto-vivo, Orc, Orc Mag’har, Pandaren, Tauren, Tauren Altamontês, Troll, Troll Zandalari, Vulpera, Worgen

Tipos de armas e equipamentos
Vestem Placas e podem usar Adagas, Armas de haste, Armas de fogo, Arcos, Bestas, Escudos, Armas de punho, Cajados, Machados de 1 e 2 mãos, Espadas de 1 e 2 mãos, Maças de 1 e 2 mãos

Recurso
Raiva

Caçadores

Sumário: Classe dedicada a quem gosta de aventuras em boa companhia, pois apesar de ser uma das classes com ajudantes, ela é a única com a opção de Domar feras e ter novos tipos de ajudantes. Você pode escolher vários tipos de ajudantes ao longo do jogo. Possui duas habilidades ímpares que sempre ajuda a fugir de problemas, Redirecionar e Fingir de Morto. Também possui um bom arsenal de armadilhas para controle de inimigos. Uma habilidade ícone de caçadores é a sua capacidade de Rastrear diversos tipos de criaturas no minimapa.

Especializações
Domínio das Feras: Dano a distância
Precisão: Dano a distância
Sobrevivência: Dano corpo a corpo

Raças
Anão, Anão Ferro Negro, Draenei, Draenei Forjados a Luz, Elfo Caótico, Elfo Noturno, Elfo Sangrento, Filho da Noite, Gnomo, Gnomecânico, Goblin, Humano, Kultireno, Morto-vivo, Orc, Orc Mag’har, Pandaren, Tauren, Tauren Altamontês, Troll, Troll Zandalari, Vulpera, Worgen

Tipos de armas e equipamentos
Vestem Malhas e podem usar Armas de fogo, Arcos, Adagas, Armas de punho, Armas de haste, Bestas,  Cajados, Espadas de 1 e 2 mãos e Machados de 1 e 2 mãos

Recurso
Concentração

Magos

Sumário: Mago é aquele tipo de classe cheia das artimanhas, sabe? Na especialização Gélido você pode conjurar um ajudante para ficar ao seu lado nas lutas. Tem  algumas habilidades bem divertidas, sendo uma das marcas deles a Polimorfia, que possui diversas variantes na qual você pode transformar seu oponente e que podem ser aprendidas. Também conhecido como criadores de Portais, o que facilita horrores a sua movimentação pelo mundo, tem também a capacidade de Conjurador de Refeições, além de que na hora da batalha, podem dar uma força no grupo com a sua Distorção Temporal. Jogar de mago é uma opção bem divertida.

Especializações
Arcano: Dano a distância
Fogo: Dano a distância
Gélido: Dano a distância

Raças
Anão, Anão Ferro Negro, Draenei, Draenei Forjados a Luz, Elfo Caótico, Elfo Noturno, Elfo Sangrento, Filho da Noite, Gnomo, Gnomecânico, Goblin, Humano, Kultireno, Morto-vivo, Orc, Orc Mag’har, Pandaren, Troll, Troll Zandalari, Vulpera, Worgen

Tipos de armas e equipamentos
Vestem Tecidos e podem usar Adagas, Cajados, Espadas de 1 mão e Varinhas

Recurso
Mana

Ladinos

Sumário: Uma classe bem bacana para jogar em grupo, e até facil. Mas que na hora de jogar sozinho, pode precisar de um pouco mais de paciência e atenção no que você pretende fazer. Possuem a incrível habilidade Furtividade, que permite você se locomover perto de inimigos sem que notem sua presença. Isso acompanhado de Aturdir são marcas bem presentes nessa classe, assim como o som característico quando um Ladino passa se esgueirando ao seu redor. Também possuem a capacidade de fugir no meio de uma luta, usando o Sumir. Possuem habilidades de Abrir Fechaduras, propiciando ótimos saques de baús e cofres extras. Por falar em lucros extras, você pode fazer uso de sua invisibilidade e Bater Carteiras por aí.

Especializações
Assassinato: Dano corpo a corpo
Fora da Lei: Dano corpo a corpo
Subterfúgio: Dano corpo a corpo

Raças
Anão, Anão Ferro Negro, Elfo Caótico, Elfo Noturno, Elfo Sangrento, Filho da Noite, Gnomo, Gnomecânico, Goblin, Humano, Kultireno, Morto-vivo, Orc, Orc Mag’har, Pandaren, Troll, Troll Zandalari, Vulpera, Worgen

Tipos de armas e equipamentos
Vestem Couros e podem usar Bestas, Adagas, Arcos, Armas de punho, Armas de fogo, Espadas de 1 mão, Machados de 1 mão, Maças de 1 mão

Recurso
Energia, Pontos de Combo

Sacerdotes

Sumário: A vida de Sacerdotes é bem cheia durante uma batalha, com fortes habilidades de curas, a classe também se sai muito bem no quesito dano. Assim como o mago, possui a habilidade de Levitar, que salva vidas de pessoas desatentas com altura. Possui a capacidade de Controle Mental, que pode ser um recurso bacana em algumas lutas. Alguns Sacerdotes também são conhecidos por sua carência e constante uso do Salto de Fé, para terem seus companheiros de aventuras juntinho de si e não sobre aquele fogo feioso.

Especializações
Sagrado: Cura
Disciplina: Cura
Sombras: Dano a distância

Raças
Anão, Anão Ferro Negro, Draenei, Draenei Forjados a Luz, Elfo Caótico, Elfo Noturno, Elfo Sangrento, Filho da Noite, Gnomo, Gnomecânico, Goblin, Humano, Kultireno, Morto-vivo, Orc Mag’har, Pandaren, Tauren, Troll, Troll Zandalari, Vulpera, Worgen

Tipos de armas e equipamentos
Vestem Tecidos e podem usar Adagas, Cajados, Maças de 1 mão, Varinhas

Recurso
Mana, Insanidade

Bruxos

Sumário: Essa é a classe responsável por reunir todos do grupo para enfrentar algum mal antigo e terrível. Falando assim parece até importante, né? Mas a real é que a galera gosta de ter um bruxo para usar o Ritual de Evocação, e puxar os atrasildos para a atividade. Brincadeiras a parte, Bruxo é outra classe que faz uso de Ajudantes, sendo que no caso deles, evocações demoníacas. Esses ajudantes tem algumas funções que ajudam melhor em determinadas situações. A classe também possui a Pedra da Alma, que é sempre de uma ajuda incrível durante a batalha quando alguém do grupo morre.

Especializações
Destruição: Dano a distância
Demonologia: Dano a distância
Suplício: Dano a distância

Raças
Anão, Anão Ferro Negro, Elfo Caótico, Elfos Sangrento, Filho da Noite, Gnomo, Gnomecânico, Goblin, Humano, Morto-vivo, Orc, Troll, Vulpera, Worgen

Tipos de armas e equipamentos
Vestem Tecidos e podem usar Adagas, Cajados, Espadas de 1 mão, Varinhas

Recurso
Mana, Fragmentos de Alma

Paladinos

 Sumário: Uma das classes híbridas que podem navegar entre os 3 tipos de especializações, permitindo você ter uma experiência maior do jogo. Fazem uso de várias Bênçãos para se proteger e proteger aliados de danos. Possui Impor das Mãos e Escudo Divino, que são duas habilidades bem marcadas que sempre salvam vidas. Além disso tudo, é uma classe de brilhos!

Especializações
Sagrado: Cura
Proteção: Tanque
Retribuição: Dano corpo a corpo

Raças
Anão, Anão Ferro Negro, Draenei, Draenei Forjados a Luz, Elfos Sangrento, Humano, Tauren, Troll Zandalari

Tipos de armas e equipamentos
Vestem Placas e podem usar Escudos, Armas de haste, Espadas de 1 e 2 mãos, Machados de 1 e 2 mãos, Maças de 1 e 2 mãos

Recurso
Mana, Poder Sagrado

Druidas

Sumário: Classe amorzinho do coração para quem gosta de ficar mudando de formas. Também é uma classe híbrida capaz de navegar pelos 3 tipos de especialização. Sendo que possuem 4 delas, pois a parte de dano é dividida entre corpo a corpo e a distância. Possui profunda afinidade com a natureza e isso proporciona algumas habilidades bem práticas, como acessar portais para vários pontos específicos de Azeroth, através do Caminhar No Sonho. Além das formas que você tem dentro das suas especializações, há também as Formas de Viagem, que podem variar de acordo com o local. 

Especializações 
Equilíbrio: Dano a distancia
Feral: Dano corpo a corpo
Guardião: Tanque
Restauração: Cura

Raças
Elfo Noturno, Kultireno, Tauren, Tauren Altamontês, Troll, Troll Zandalari, Worgen

Tipos de armas e equipamentos
Vestem Couros e podem usar Adagas, Armas de punho, Maças de 1 e 2 mão, Armas de haste e Cajados

Recurso
Mana, Poder Astral, Energia, Pontos de Combo, Raiva

Xamãs

Sumário: Poderosos conjuradores de totens que proporcionam vantagens extras durante a luta, Xamãs tem uma habilidade legal que lhe dá uma segunda habilidade de regressar para o seu ponto seguro. Também possui uma habilidade especial única de Reencarnar logo após alguma morte, seja em batalha ou fora dela. Tem habilidade de Andar sobre a Água, que pode ser muito útil em um momento de fuga, ou muito zoeira, dependendo do seu espírito suíno. Possui uma habilidade de virar um Lobo Fantasma e com isso se mover mais rapidamente. É uma classe marcada pela habilidade Sede de Sangue ou Heroísmo, que dá um super gás extra durante batalhas. Assim como Magos, tem uma habilidade de transformar inimigos em criaturinhas inofensivas por um período de tempo.

Especializações 
Elemental: Dano a distancia
Aperfeiçoamento: Dano corpo a corpo
Restauração: Cura

Raças
Anão, Anão Ferro Negro, Draenei, Goblin, Kultireno, Orc, Orc Mag’har, Pandaren, Tauren, Tauren Altamontês, Troll, Troll Zandalari, Vulpera

Tipos de armas e equipamentos
Vestem Malhas e podem usar Escudos, Adagas, Armas de punho, Cajados, Machados de 1 e 2 mãos, Maças de 1 e 2 mãos

Recurso
Mana, Voragem

Monges

Sumário: Eles rolam. Basicamente isso. Você não vai querer fazer outra coisa que não seja sair no Rolamento por aí ao invés de correr e andar. Possui um esquema muito particular em que é preciso equilibrar muito suas habilidades para conseguir um bom desempenho nas suas especializações. Possui duas habilidades chamadas Transcendência e Transcendência: Transferência que permitem uma movimentação ótima dentro de uma pequena área. Uma particularidade da classe é que ela possui pequenas missões que você pode fazer enquanto está upando sua personagem e lhe concedem Iluminação, que aumenta o seu ganho de experiência. (essa última informação precisa ser confirmada para Shadowlands)

Especializações 
Mestre Cervejeiro: Tanque
Tecelão da Névoa: Cura
Andarilho do Vento: Dano corpo a corpo

Raças
Anão, Anão Ferro Negro, Draenei, Elfo Caótico, Elfo Noturno, Elfos Sangrento, Filho da Noite, Gnomo, Gnomecânico, Humano, Kultireno, Morto-vivo, Orc, Orc Mag’har, Pandaren, Tauren, Tauren Altamontês, Troll, Troll Zandalari, Vulpera

Tipos de armas e equipamentos
Vestem Couros e podem usar Armas de punho, Armas de haste, Cajados, Espadas de 1 mão, Machados de 1 mão e Maças de 1 mão

Recurso
Mana, Energia, Chi

Caçadores de Demônios

Sumário: É uma classe que pela sua história acaba sendo limitada em apenas duas opções de raças que podem escolhê-la. É também uma classe com esquema de especialização diferente, pois possui apenas duas. Porém é uma classe com um desempenho enorme no quesito movimentação. Possui uma habilidade única de Planar quando está caindo e que acaba sendo sempre ótimo. Também pela sua história, é uma classe que já começa com alguns níveis a frente das demais. 

Especializações 
Devastação: Dano corpo a corpo
Vingança: Tanque

Raças
Elfo Noturno e Elfo Sangrento

Tipos de armas e equipamentos
Vestem Couros e podem usar Adagas, Machados de 1 mão, Espadas de 1 mão, Glaives de Guerra e Armas de punho

Recurso
Fúria, Dor

Cavaleiros da Morte

Sumário: Cavaleiro da Morte é classe queridinha por ter estreitos laços com o Lich Rei. Com a chegada de Shadowlands, todas as raças poderam ser criadas nessa classe. Possui uma habilidade única de Forjar Runas em suas armas, aumentando seus poderes de acordo com a runa escolhida. Entre suas demais habilidades, podemos destacar a Reviver Aliado, que é de grande ajuda durante uma luta quando seu amiguinho não viu aquela poça de ácido embaixo dele. E com a Garra da Morte, pode puxar para perto de si, aquele inimigo safado que estava tentando fugir da luta. A especialização Profano é capaz de conjurar um ajudante para lutar ao seu lado, além de possuir um Exército dos Mortos, que é uma parada muito divertida de ver em ação em uma luta. Pela sua história, é uma classe que já começa com uns níveis a frente das demais. 

Tipos de especializações
Sangue: Tanque
Gélido: Dano corpo a corpo
Profano: Dano corpo a corpo 

Raças
Anão, Anão Ferro Negro, Draenei, Draenei Forjados a Luz, Elfo Caótico, Elfo Noturno, Elfo Sangrento, Filho da Noite, Gnomo, Gnomecânico, Goblin, Humano, Kultireno, Morto-vivo, Orc, Orc Mag’har, Pandaren, Tauren, Tauren Altamontês, Troll, Troll Zandalari, Vulpera, Worgen (todas essas a partir de Shadowlands)

Tipos de armas e equipamentos
Vestem Placas e podem usar Machados de 1 e 2 mãos, Espadas de 1 e 2 mãos, maças de 1 e 2 mãos e Armas de haste

Recurso
Poder rúnico, Runas


Bem, espero que vocês tenham curtido. Para outras informações mais específicas de cada classe e funções, vocês podem encontrar em outros posts aqui mesmo no site!

Siga a gente nas redes sociais:
✅ Instagram: www.instagram.com/apaladinawow
✅ Facebook: www.facebook.com/apaladinawow
✅ Twitter: twitter.com/apaladinawow
✅ Youtube: www.youtube.com/APáLadinawow
✅ Twitch: www.twitch.tv/apaladinawow

Vivo o universo de Warcraft há mais de 10 anos, e há 5 crio conteúdo de Hearthstone, sendo 2 deles no Card na Manga
Email: dayane.crisandrade@gmail.com
Twitter@_daycris_