Ventisca Produções

Versão Beta
Close

Guia para Iniciantes - Mago (WoW Clássico)

Tudo que você precisa saber para iniciar sua jornada como Mago no World of Warcraft: Clássico!

Introdução à Classe

O Mago é, sem dúvidas, uma das classes com mais recursos no World of Warcraft: Clássico. Os recursos vão desde criar comidas e bebidas até criar portais para se transportar por toda a Azeroth, o que são recursos extremamente importantes para a fase de upar que irá ser uma grande parte da sua jornada. Os Magos também possuem os melhores feitiços de dano em área e habilidade de imobilizar ou atrapalhar a movimentação dos inimigos e isso tornam-os mestres em upar derrotando vários monstros com apenas alguns feitiços em área. Não podemos esquecer de mencionar também habilidades como Polimorfia que transforma um Humanoide ou Fera em uma Ovelha (Ou Porco ou Tartaruga mais a frente) por 40 segundos ou também Lampejo que teleporta o Mago instantaneamente 20 jardas à frente dele.

Esses são apenas alguns dos vários exemplos de habilidades únicos do Mago que faz com que esta seja uma das classes com as maiores possibilidades de jogo, basta ver que desde 2004 até hoje vemos surgindo novas e novas maneiras de como utilizar o Mago, seja derrotando inúmeros monstros de uma vez para upar só como também aprendendo novas maneiras gerar bastante Ouro rapidamente. Sem dúvidas, uma classe bem divertida e singular.

Raças

Facção Raça Bônus Racial

Aliança

Humano

- Aumento de 10% nos ganhos de reputação

- Perícia com Espadas e Espadas de Duas Mãos aumentada em 5

- Perícia com Maças e Maças de Duas Mãos aumentada em 5

- Aumento de 5% de Espírito

- Possui Percepção que melhora a detecção de furtividade por 20 segundos

Aliança

Gnomo

- Perícia Engenharia aumentada em 15

- Aumento de 5% de Inteligência

- Resistência ao Arcano aumentada em 10

- Possui Artista da Fuga que escapa de qualquer efeito de imobilização ou redutor de velocidade de movimento quando ativada

Horda

Morto-vivo

- Fôlego debaixo d'água dura 300% mais tempo

- Resistência à Sombra aumentada em 10

- Possui Canibalizar que, quando ativado, gera 7% do total de pontos de vida a cada 2s por 10s ao consumir o cadáver de um humanoide ou morto-vivo

- Possui Determinação dos Renegados que concede imunidade a efeitos de Encantamento, Medo e Sono por 5 segundos

Horda

Troll

- Perícia com Arcos aumentada em 5

- Perícia com Armas de Arremesso aumentada em 5

- Dano causado contra feras aumentado em 5%

- Regeneração de vida aumentada em 10%. 10% dos seus pontos de vida continuam regenerando em combate

- Possui Berserk que aumenta de 10% a 30% sua velocidade de ataque e de conjurar a depender do quão ferido estiver quando ativá-lo. Dura 10 segundos

Árvore de Talentos

Arcano

Esta árvore foca não só nos feitiços que causam dano Arcano, mas também em aumentar o potencial de Mana e regeneração de Mana do Mago, o que é muito importante para Raides, principalmente lutas muito demoradas. Por isso, esta pode parecer uma árvore que seria mais como suporte pelo fato da maioria dos feitiços Arcanos não causarem muito dano consistentemente, porém não é isso que acontece. Atualmente, esta árvore é utilizada até seu fim por conta de duas novas habilidades: Presença de Espírito e Poder Arcano. Poder Arcano faz com que, por 15 segundos, seus feitiços causem 30% mais dano e custem 30% mais Mana e Presença de Espírito ajuda você a aproveitar o último segundo deste efeito para tirar valor máximo dele. Então, apesar de uma árvore de talentos suporte, ainda assim é aconselhável colocar mais pontos em Arcano do que Gélido numa composição de Mago Gélido para Raides por exemplos.

Fogo

Esta é uma árvore de talentos adorada por muitos, porém muito pouco utilizada nas fases iniciais do jogo pelo simples fato de vários Chefes de Raides como Núcleo Derretido e Covil Asa Negra serem imunes a dano de Fogo. Apenas por isso esta árvore só passa a ser utilizada a partir de Ahn'Qiraj para frente, pois ela sem dúvidas consegue causar mais dano total que a composição de Mago Gélido. Deixando um pouco esta discussão de lado, vamos falar dos dois talentos mais importantes para entender como essa árvore consegue causar tanto dano: Incendiar e Combustão. 

Incendiar é um talento onde todos os acertos críticos com feitiços de Fogo queimam o alvo por 40% do dano do feitiço ao longo de 4 segundos e Combustão faz com que, quando ativada, seus feitiços de Fogo aumentem em 10% sua chance de acerto crítico e esse efeito permanece ativado até que você realize 3 acertos críticos com feitiços de Fogo. Colocando desta maneira fica bem fácil de entender a sinergia que estes dois talentos possuem, porém o que muitos não sabem é que outros Magos que também possuem esses talentos irão reaplicar Incendiar naquele alvo, porém o efeito permanece sob o controle do Mago que o aplicou primeiro. Isso quer dizer que, todo o dano causado e toda a ameaça gerada pelo Incendiar pertencerá apenas ao Mago que o aplicou primeiro.

Gélido

Esta é a árvore com a maior quantidade de talentos que melhora o dano e efeitos em área, principalmente efeitos de congelar e diminuir velocidade de movimento de inimigos. Além disso, esta árvore possui duas novas habilidades de proteção para o Mago que ajudam bastante a juntar vários inimigos bem próximos uns dos outros para finalmente começar a causar dano em área, estas habilidades são: Bloco de Gelo e Barreira de Gelo. Barreira de Gelo é um escudo mágico que absorve bastante dano e impede que seus feitiços sejam interrompidos por dano enquanto estiver ativo, já o Bloco de Gelo protege de todo e qualquer feitiço ou dano físico enquanto o Mago permanece imóvel e impossibilitado de utilizar qualquer habilidade ou ataque.

Porém, mesmo com todos estes efeitos únicos e poderosos, o talento mais importante desta árvore é um bastante simples, Precisão Elemental que reduz em até 6% a chance de resistir feitiços dos inimigos. Este talento é tão importante pelo fato dos Chefes de Raids serem sempre 3 níveis a mais que o jogador e isso faz com que a chance deles resistirem às sua habilidades é muito alta.

Atributos

Atributo

Bônus

Força

Não possui nenhum valor

Agilidade

Não possui nenhum valor

Vigor

1 Vigor = 10 Vida

Inteligência

1 Inteligência = 15 Mana

59.5 Inteligência = 1% Chance de Acerto Crítico com Feitiços

Espírito

Regeneração de Mana/Vida enquanto não estiver em combate

Upando o Mago

Mago está entre as classes mais fáceis de upar no clássico, não só pelo fato dele possuir os melhores feitiços de dano em área, mas também por possuir as habilidades mais úteis como teleportes, criação de comidas, bebidas e cristais de regeneração de Mana. Todas essas diversas habilidades tornam a fase de upar muito mais confortável e rápida, mas existem também algumas dicas não tão óbvias para a classe que irão ajudar bastante na sua jornada de Mago até o nível 60:

Dicas

Algo bem importante para aprender desde cedo é que Graus menores de feitiços ainda são importantes mesmo depois que conseguir Graus maiores, principalmente para feitiços com efeitos de Congelar ou diminuir velocidade de movimento de inimigos. Nova Congelante, Seta de Gelo e Cone de Frio são feitiços que muitos Mago utilizam seu Grau 1 tanto pelo custo baixíssimo de Mana como também pela rápida velocidade de conjurar de alguns deles. Nova Congelante principalmente todos os Magos tendem a utilizar apenas seu Grau 1 pois a diferença entre seus Graus é apenas na quantidade de dano que ela causa, algo que não influencia em praticamente nada.

Assim que você conseguir o talento Barreira de Gelo, como é uma habilidade que permanece apenas por 60 segundos, você precisará se acostumar a constantemente mantê-la ativada. Para isso você pode criar uma Macro para conjurar Barreira de Gelo quando for utilizar alguma habilidade ou mesmo quando utilizar comidas e bebidas. Como seu tempo de recarga é de 30 segundos, que é o mesmo para comer e beber, isso faz com que você praticamente aproveite 30 segundos da Barreira de Gelo com Mana cheia e podendo reutilizá-la a qualquer momento.

A Varinha é a melhor amiga do Mago na fase de upar, pois é um ataque que causa um dano razoável, rápido e que não custa nenhuma Mana. Com isso em mente, tente estar sempre aprimorando sua perícia com Varinhas ao máximo para diminuir sua chance de errar ataques e causar o máximo de dano que puder. Neste artigo você encontra todas as Varinhas disponíveis para melhorar sua progressão.

Uma dica muito importante para as classes que não possuem habilidades de cura é upar a habilidade de Primeiro Socorros, pois assim você consegue diminuir e muito a vezes que precisa sentar para recuperar Vida. Além disso, bandagens podem ser utilizadas durante o combate e isso poderá te salvar de uma morte que iria atrapalhar toda sua missão e fazer você perder bastante tempo recuperando seu corpo.

Talentos para Upar com Alvo Único

O mais recomendado para os jogadores que pretendem upar completando missões é jogar como Mago Gélido do início ao fim da sua jornada. Isso porque essa Árvore possui tanto talentos ofensivos para causar mais dano, quanto talentos defensivos para diminuir a chance que morte durante sua jornada. Assim, percebe-se que essa árvore de talentos é bem completa e que faz bastante sentido em ser a mais popular para essa função:

E para que não haja confusão em quais talentos pegar primeiro e quais pegar por último, segue abaixo a ordem como estes talentos devem ser escolhidos, começando pelos mais importantes para depois ir para os menos importantes:

Talentos para Upar em Área

Um método muito comum de upar como Mago é derrotando inúmeros inimigos de uma vez só e para isso é preciso não só os talentos certos, como principalmente muito treino e dedicação para aprender como fazer isso. Saber quais feitiços utilizar, em qual ordem e a quantidade de inimigos que pode derrotar ao mesmo tempo é algo que só a experiência e treino poderá dizer. Para vários jogadores esta é a maneira mais divertida e rápido para upar como Mago, o que é algo que poucas classes se não a única que consegue fazer isso.

Talentos para Upar com Fogo

Para outros jogadores, a diversão está em queimar seus inimigos e causar um dano crítico altíssimo nos inimigos e essa é a árvore para isso. Além disso, esta árvore possui um talento que adiciona uma chance aos seus feitiços de Fogo de Atordar o alvo por 2 segundos, o que ajuda a sofrer menos dano quando estiver derrotando um inimigo por vez. Esta não é a árvore de talentos mais recomendada pelo fato dela não possuir praticamente nenhuma habilidade defensiva, mas é de longe a mais ofensiva de todas as árvores de talentos.


A seguintes fontes foram utilizadas como apoio para a construção deste guia: ClassicWowhead, Icy VeinsKargoz e Blood Fury.

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades de World of Wacraft: FacebookTwitter, YoutubeInstagram

Jogador profissional de Hearthstone, Main Druida no WoW desde 2005 e streamer na Twitch. Emailpdantas@cardnamanga.com.br . Twitter@HeisenbergCWG