Ventisca Produções

Versão Beta
Close

Guia para Iniciantes - Druida (WoW Clássico)

Tudo que você precisa saber para iniciar sua jornada como Druida no World of Warcraft: Clássico!

Introdução à Classe

Druidas se utilizam da força da natureza tanto para conjurar feitiços ofensivos quanto para curar a si mesmo e seus aliados, além de assumirem diversas formas de animais durante o combate, uma forma para cada situação em que se encontram. Por conta dessa grande flexibilidade da classe, Druidas são considerados uma classe híbrida, ou seja, eles conseguem execer diversas funções a depender do que é nescessário naquele momento. É claro que, por conta disso, o Druida não é mestre em nenhuma destas funções, ele é uma classe mediana na maioria delas, sendo a função de Curandeiro a que ele mais se aproxima da maestria.

Com isso em mente, o Druida é uma classe para jogadores que gostam de variedade na sua gameplay, jogadores que facilmente se adaptam a cada situação em que se encontram e que gostam de ser criativos na maneira como enfrentam cada inimigo. Druida é uma classe bem difícil utilizar todo seu potencial, pois para isso você terá de se esforçar muito mais para execer uma mesma função que outras classe exercem com mais facilidade, porém apenas o Druida consegue exercer todas as funções possíveis no jogo.

Raças

Facção Raça Bônus Racial

Aliança

Elfo Noturno

- Resistência à Natureza aumentada em 10

- Transforma-se num Fogo-fátuo ao morrer, aumentando sua velocidade em 50%

- Chance de Esquiva aumentada em 1%

- Possui a habilidade Fusão Sombria que o torna invisível enquanto não se mover ou ser cancelado

Horda

Tauren

- Resistência à Natureza aumentada em 10

- Perícia em Herborismo aumentada em 10

- Total de pontos de vida aumentado em 5%

- Possui a habilidade Pisada de Guerra que atordoa até 5 inimigos à sua volta por 2 segundos

Transformações

Forma de Urso (Nível 10)

Ao chegar do nível 10, uma missão irá surgir no seu Treinador de Druidas e ao completá-la você irá ganhar sua primeira forma como Druida: a Forma de Urso! É neste nível que o Druida começa a ter uma grande vantagem em cima de outras classes no quesito velocidade de upar. Na Forma de Urso, seu personagem ganha mais Poder de Ataque, muito mais Armadura e um pouco de pontos de vida, o que faz com que ele receba muito menos dano de inimigos. Porém, o mais importante desta mudança é o fato do Urso gastar Raiva ao invés de Mana para utilizar seus ataques, isso acaba com a necessidade do Druida de esperar sua Mana regenerar para continuar completando suas missões.

Forma Aquática (Nível 16)

Enquanto a missão para conseguir a Forma de Urso é algo muito simples, a missão para obter esta forma irá te levar numa jornada pelo mundo que para alguns pode ser muito massante. Por conta disso, alguns jogadores optam por não completar esta missão ao chegar no nível 16 por considerarem uma forma irrelevante no início da sua jornada. Porém, algo que muitos não mencionam é o fato desta longa missão conceder bastante reputação com o Círculo Cenariano, uma facção muito importante nos estágios mais avançados da sua jornada e que você não irá receber se deixá-la para muitos níveis a frente.

Forma de Felino (Nível 20)

Ao alcançar o nível 20 com seu Druida, a distância entre a sua e outras classes em termos de velocidade para upar aumenta mais ainda e é aí que voê dispara na frente dos outros, tudo isso graças à Forma de Felino. Nesta forma o Druida passa a causar muito mais dano aos inimigos, sua velocidade de ataque se torna extremamente rápida e ele passa a gastar Energia para utilizar suas habilidades, o que é uma maneira muito mais eficiente e que se regenera numa proporção muito mais rápida que outras formas. Além disso, o talento Rapidez Felina faz com que o Druida se movimente 30% mais rápido na Forma de Felino comparado às outras formas e isso é muito importante para a velocidade em que você completa missões.

Forma de Viagem (Nível 30)

Outra forma bem importante para upar no início da sua jornada, enquanto você não puder ter uma Montaria e até após conseguir uma. O fato da Forma de Viagem ser muito útil antes de você ter uma Montaria é muito simples de entender, porém, mesmo após obter uma, a Forma de Viagem ainda deve ser utilizada quando a distância entre você e o lugar onde deseja chegar é pequena, pois a Forma de Viagem não possui um tempo para conjurar, é instântanea, sendo que sua Montaria demora 3 segundos que poderiam ser utilizados já se movimentando.

Forma de Urso Hediondo (Nível 40)

Esta é a última forma que todo o Druida recebe e nada mais é que uma forma evoluída da Forma de Urso inicial. É com esta forma que o Druida para a ser o melhor Tanque para Masmorras neste nível até vários níveis a frente, pelo simples fato dele não depender em nada de bons Equipamentos ou Armas. A própria forma já faz com que ele seja um Tanque muito forte e resistente.

Forma de Luniscante (Opcional, a partir do nível 40)

A Forma de Luniscante só poderá ser aprendida por Druidas no nível 40 para cima pela fato de serem necessários 31 pontos de talento na árvore de Equilíbrio. Não é uma forma recomendada para upar no início da sua jornada por ser muito dependente de Mana, o que irá atrasá-lo bastante. É uma forma mais de suporte para outas classes que tiram valor da sua aura que concede 3% de Chance de Acerto Crítico com Feitiços para todos os membros do grupo em que o Luniscante se encontra. Entenda que nesta forma o Druida só poderá conjurar Feitiços de Equilíbrio e não poderá utilizar nenhum Feitiço de cura.

Árvore de Talentos

Equilíbrio

Equilíbrio possui talentos focados em Feitiços ofensivos, porém você irá perceber que alguns talentos também servem tanto para Druidas Feral quando para Restauração. Isso é algo que acontece constantemente na Árvore de Talentos do Druida e que o consolida ainda mais como uma classe híbrida. Talentos como Graça da Natureza e Brilho da Lua ajudam tanto com Feitiços ofensivos quanto com Feitiços de cura enquanto Armas Naturais aumenta o dano físico das suas diferente formas de Combate Feral. 

O último talento deste árvore é a Forma de Luniscante que já comentamos acima um pouco sobre ela, mas o que não comentamos é que algo bem comum que acontece principalmente em talentos para conteúdo de Jogador x Jogador é que muito escolhem colocar 30 pontos em Equílibrio para conseguir pegar o talento Rapidez da Natureza na árvore de Restauração, pois serão necessários 21 pontos para isso de um total de 51 pontos obtidos no nível 60. Isso faz com que não seja possível pegar a Forma de Luniscante.

Combate Feral

Essa Árvore de Talentos foca em duas transformações do Druida: a Forma de Urso e Forma de Felino! A Forma de Urso ou Forma de Urso Hediondo tem a função de transformar o Druida num Tanque, onde ele passa a sofrer pouquíssimo dano físico, possui uma enorme quantidade de Armadura e bastante pontos de vida. Além disso, ele possui habilidades de Provocar inimigos que faz com que eles foquem o alvo nele, assim os Curandeiros do grupo podem focar a cura em um único jogador. O Druida é um ótimo Tanque para Masmorras, porém ele possui um problema quando ele precisa segurar muitos inimigos de uma única vez, pois seu único ataque em área, Revés, causa dano apenas em 3 inimigos próximos a ele.

Já a Forma de Felino é focada em DPS (Dano por segundo), ou seja, seu foco é causar muito dano e atacar muito rápido os inimigos. Além de utilizar Energia como custo para seus ataques, a Forma de Felino também se utiliza de pontos de Combo aplicados ao inimigo, quantidade que vai de 1 a 5 e quanto mais pontos de combo possuir no seu inimigo maior será o dano ou efeito da habilidade que utilizar nele. Porém, LEMBRE-SE MUITO BEM: Os pontos de combo se mantém no alvo que você está focado até você mudar de alvo, feito isso os pontos de combo serão zerados, então tente tirar valor daqueles pontos antes de mudar seu alvo de ataque.

Restauração

Esta a Árvore de Talentos focada na função de Curandeiro do Druida, porém como já comentamos antes, ela também possui alguns talentos relevantes tanto para o Druida Feral quanto para o Druida Equilíbrio. Logo na primeira linha temos o talento Furor que é extremamente importante tanto para a Forma de Urso quanto para a Forma de Felino, pois com ele você já transforma com uma quantidade inicial de Energia ou Raiva para utilizar habilidades imediatamente. Além disso, o talento Reflexão é extremamente importante para que os Druidas de Equilíbrio possuam uma boa regeneração de Mana mesmo enquanto estiverem em combate.

O último talento desta árvore é Recomposição Rápida, um novo Feitiço de cura instantânea que consome um efeito de Cura por Tempo de Rejuvenescer ou Recrescimento e cura o seu valor integral. Esse Feitiço é muito forte pois ele curar um quantidade enorme de pontos de vida imediatamente e pode ser utilizado a cada 15 segundos, sua maior dificuldade será saber a melhor hora para utilizá-lo e tirar o máximo de valor da sua cura.

Atributos

Atributo Bônus
Força

1 Força = +2 Poder de Ataque Corpo a Corpo

Agilidade

1 Agilidade = +1 Poder de Ataque Corpo a Corpo (Forma de Felino)

1 Agilidade = 2 Armadura (Forma de Urso)

20 Agilidade = 1% Chance de Acerto Crítico

20 Agilidade = 1% Esquiva

Vigor

1 Vigor = 10 Vida

Inteligência

1 Inteligência = 15 Mana

60 Inteligência = 1% Chance de Acerto Crítico com Feitiços

Espírito

Regeneração de Mana/Vida enquanto não estiver em combate

Upando o Druida

O Druida é uma das melhores classes pra upar em World of Warcraft: Clássico e para entender o porque vamos dar uma olhada em algumas dicas essenciais e num resumo de como você pode dividir as etapas da sua jornada:

Dicas

A melhor maneira de upar como Druida é como Feral, principalmente na Forma de Felino, isso porque Energia é a fonte para utilizar sua habilidades e pelo fato do dano ser muito alto e rápido. Além disso, neste forma você se movimenta 30% mais rápido através de talentos. Foque em Força e Agilidade para aumentar ao máximo o seu Poder de Ataque e Chance de Acerto Crítico para causar mais dano aos seus inimigos.

Outra vantagem do Druida é que, como sua Mana continua regenerando mesmo em outras formas, ele simplesmente não possui tempo inútil ou ocioso, pois ele estará sempre combatendo monstros e assim que sofrer muito dano basta sair de forma, se curar e voltar ao combate. Se for combater algum Elite ou Chefe muito forte, você pode também utilizar suas Curas por Tempo antes de se transformar e começar o combate.

Outra dica que faz com que os Druidas percam menos tempo ainda é o fato deles possuírem um Teleporte para a Clareira da Lua onde possuem um Treinador de Druidas disponível, assim você pode manter sua Pedra de Regresso na área onde está upando e sempre que precisar aprender novas habilidades basta teleportar para a Clareira da Lua, aprendê-las e depois voltar para onde estava.

Por mais que esta classe possua diversas maneiras de se curar, upar Primeiro Socorros ainda é algo bem recomendado, pois assim você consegue diminuir seu gasto de Mana com feitiços de cura e consequentemente o tempo que gasta regenerando sua Mana. Além disso, bandagens podem ser utilizadas durante o combate mesmo que você esteja Silenciado e isso poderá salvar você ou um aliado de uma morte que iria atrapalhar toda sua missão e fazer você perder bastante tempo recuperando seu corpo.

Níveis 1-10

Assim que você começa sua jornada como Druida, você não irá possuir nenhuma transformação e por isso irá contar apenas com seus feitiços iniciais que serão Ira e Fogo Lunar e seu Ataque Automático. Então mantenha-se na distância máxima do seu inimigo para conjurar Ira pelo menos duas vezes antes dele chegar em você e então prossiga com seu Ataque Automático, você também pode conjurar o Fogo Lunar após seu primeiro Ataque Automático para que seu inimigo morra ainda mais rápido. Não esqueça de se manter sempre com Marca do Indomado e Espinhos.

Níveis 10-20

Assim que alcançar o nível 10, complete sua primeira missão de Druida para obter a Forma de Urso, pois a partir de agora você irá deixar de gastar Mana e passará a gastar Raiva para utilizar seus ataques. Porém, se os inimigos que estiver enfrentando forem mais poderosos que o normal, você também pode começar conjurando Ira e Fogo Lunar em combinação com Rejuvenescer antes de se transformar em urso e começar  sua rotação que consiste em uma única habilidade: Malho!

Níveis 20-60

Quando finalmente alcançar o tão sonhado nível 20, encontre o Treinador de Druidas mais próximo de você (Clareira da Lua, é claro) e aprenda a Forma de Felino que você irá utilizar para completar missões até o nível 60. A Forma de Felino é sem dúvidas a maneira mais tranquila e mais rápida para completar missões durante sua jornada upando. É claro que, se você possui um grupo de amigos upando juntos todos os dias, talvez vocês precisem da Forma de Urso para ser o Tanque das Masmorras ou até mesmo que você preencha a vaga como o Curandeiro do grupo, mas pode ficar tranquilo que você irá conseguir fazer estas funções mesmo sem os melhores equipamentos ou talentos para isso. Basta apenas saber utilizar seus Feitiços de cura e administrar bem sua quantidade de Mana.

Talentos para Upar

Como já comentamos anteriormente, os talentos mais recomendados para upar como Druida são os de Combate Feral, pois com eles você consegue causar muito mais dano aos seus inimigos e assim completar missões com muito mais rapidez. Falando em rapidez, nesta Árvore de Talentos você também irá aumentar sua velocidade de movimentação que irá aumentar ainda mais a velocidade que você completa missões. Porém, não apenas a árvore de Combate Feral possui talentos importante para sua jornada upando o Druida, ambas das árvores de Equilíbrio e Restauração possuem ótimas opções que melhoram ainda mais suas formas de Felino e Urso. Vamos então dar uma olhada como seria a melhor Árvore de Talentos para upar: 

E para que não haja confusão em quais talentos pegar primeiro e quais pegar por último, segue abaixo a ordem como estes talentos devem ser escolhidos, começando pelos mais importantes para depois ir para os menos importantes:

Talentos para Upar em Grupo

É possível também que você precise execer a funcão de Curandeiro em um grupo que esteja upando junto, por isso deixamos abaixo uma Árvore de Talento opcional para utilizar como Curandeiro. Perceba que ela coloca praticamente a mesma quantidade de pontos em Equilíbrio e Restauração, o que faz com que ela seja boa também para completar missões no mundo aberto, não só em Masmorras. É claro que você terá o problema de regeneração de Mana e irá passar um bom tempo ocioso esperando sua Mana encher.


A seguintes fontes foram utilizadas como apoio para a construção deste guia: ClassicWowhead, Icy VeinsKargoz e Blood Fury.

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades de World of Wacraft: FacebookTwitter, YoutubeInstagram

Jogador profissional de Hearthstone, Main Druida no WoW desde 2005 e streamer na Twitch. Emailpdantas@cardnamanga.com.br . Twitter@HeisenbergCWG