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Veja como ficou o Ray Tracing em World of Warcraft: Shadowlands

Site oficial do World of Warcraft traz detalhes do ray tracing em Shadowlands, com mais fidelidade de iluminação e sombras. Veja também testes com a GeForce RTX 2070.

O Ray Tracing está chegando em Shadowlands! O recurso já foi habilitado no beta da próxima expansão, com 3 níveis, e os jogadores com placas de vídeo da NVIDIA com suporte ao ray tracing poderão ver como que ficou. No site oficial foi postado um artigo detalhando as novidades er a tendência é termos aprimoramentos constantes no decorrer dos próximos anos, tanto na parte gráfica do WoW e até mesmo nas placas de vídeo, e mais jogadores poderão depois comprar placas com preços menores, quando novas forem lançando no mercado.

Só que para ativar o Ray Tracing é necessário ter a versão mais atualizada do Windows 10 (no caso a 2004), atualizar os drivers da NVIDIA e ter acesso ao beta. Bem provável que o pré-patch terá isso habilitado, mas teremos de esperar pelo lançamento. E caso a sua versão do Windows 10 não esteja atualizada, provavelmente você terá de separar algumas horas pra atualizar (mas normalmente muitos jogadores sempre atualizam).

Configuração de Ray Tracing em WoW Shadowlands - 22-08
Configuração de Ray Tracing em WoW Shadowlands - 22-08

No artigo do site oficial tem diversas imagens com o recurso habilitado e desabilitado. Veja abaixo alguns exemplos que estão no artigo:

Com Ray Tracing Sem Ray Tracing
WoW Shadowlands - 02 Com Ray Tracing
WoW Shadowlands - 02 Com Ray Tracing
WoW Shadowlands - 01 Sem Ray Tracing
WoW Shadowlands - 01 Sem Ray Tracing
WoW Shadowlands - 04 Com Ray Tracing
WoW Shadowlands - 04 Com Ray Tracing
WoW Shadowlands - 03 Sem Ray Tracing
WoW Shadowlands - 03 Sem Ray Tracing
WoW Shadowlands - 06 Com Ray Tracing
WoW Shadowlands - 06 Com Ray Tracing
WoW Shadowlands - 05 Sem Ray Tracing
WoW Shadowlands - 05 Sem Ray Tracing

Com o acesso ao beta, decidi fazer alguns testes e ativei o Ray Tracing, deixando a parte gráfica no Ultra. Veja abaixo algumas imagens, onde eu uso uma GeForce RTX 2070.

Dalaran (de Legion), simulando um enquadramento parecido com um teste de um artigo do WoWHead. Repare na sombra que corta a rua, perto do poço (no meio da rua).

Com Ray Tracing Sem Ray Tracing
WoW Shadowlands - 07 Com Ray Tracing
WoW Shadowlands - 07 Com Ray Tracing
WoW Shadowlands - 08 Sem Ray Tracing
WoW Shadowlands - 08 Sem Ray Tracing

Em Boralus não tem muitas diferenças com o enquadramento da câmera:

Com Ray Tracing Sem Ray Tracing
WoW Shadowlands - 09 Com Ray Tracing
WoW Shadowlands - 09 Com Ray Tracing
WoW Shadowlands - 10 Sem Ray Tracing
WoW Shadowlands - 10 Sem Ray Tracing

Aqui decidi botar a câmera na frente da personagem. Repare nas sombras do rosto, que ficaram bem mais realistas.

Com Ray Tracing Sem Ray Tracing
WoW Shadowlands - 11 Com Ray Tracing
WoW Shadowlands - 11 Com Ray Tracing
WoW Shadowlands - 12 - Sem Ray Tracing
WoW Shadowlands - 12 - Sem Ray Tracing

Mais uma, agora em Ventobravo e em cima de uma montaria. Tirei o elmo da personagem, e tem mais sombras no rosto e na arma, mostrando a sombra na almofada onde ela está sentada.

Com Ray Tracing Sem Ray Tracing
WoW Shadowlands - 13 - Com Ray Tracing
WoW Shadowlands - 13 - Com Ray Tracing
WoW Shadowlands - 14 - Sem Ray Tracing
WoW Shadowlands - 14 - Sem Ray Tracing

Em Ventobravo, sem o elmo. As sombras ficaram melhores no pescoço da personagem.

Com Ray Tracing Sem Ray Tracing
WoW Shadowlands - 15 - Com Ray Tracing
WoW Shadowlands - 15 - Com Ray Tracing
WoW Shadowlands - 16 - Sem Ray Tracing
WoW Shadowlands - 16 - Sem Ray Tracing

Na minha opinião foi o exemplo que mais fiquei impressionado, das screenshots que eu tirei do beta de Shadowlands. Repare na almofada do Iaque, com a sombra das ombreiras e da arma.

Com Ray Tracing Sem Ray Tracing
WoW Shadowlands - 25 Com Ray Tracing
WoW Shadowlands - 25 Com Ray Tracing
WoW Shadowlands - 26 Sem Ray Tracing
WoW Shadowlands - 26 Sem Ray Tracing

Região de Ardena, do beta de Shadowlands. Close do rosto da personagem, mostrando as sombras.

Com Ray Tracing Sem Ray Tracing
WoW Shadowlands - 17 Com Ray Tracing
WoW Shadowlands - 17 Com Ray Tracing
WoW Shadowlands - 18 Sem Ray Tracing
WoW Shadowlands - 18 Sem Ray Tracing

Lareira num bar em Vila D'Ouro. A sombra da personagem no chão:

Com Ray Tracing Sem Ray Tracing
WoW Shadowlands - 19 Com Ray Tracing
WoW Shadowlands - 19 Com Ray Tracing
WoW Shadowlands - 20 Sem Ray Tracing
WoW Shadowlands - 20 Sem Ray Tracing

No mesmo local das imagens acima, agora com o Loque'nahak, ajudante de longa data! A sombra do ajudante ficou mais realista.

Com Ray Tracing Sem Ray Tracing
WoW Shadowlands - 21 Com Ray Tracing
WoW Shadowlands - 21 Com Ray Tracing
WoW Shadowlands - 22 Sem Ray Tracing
WoW Shadowlands - 22 Sem Ray Tracing

Entrada do Castelo de Nathria, com outro elmo.

Com Ray Tracing Sem Ray Tracing
WoW Shadowlands - 23 Com Ray Tracing
WoW Shadowlands - 23 Com Ray Tracing
WoW Shadowlands - 24 Sem Ray Tracing
WoW Shadowlands - 24 Sem Ray Tracing

Ainda na porta da raide. Na parede ao lado do portal também tem uma ligeira diferença na sombra da "janela".

Com Ray Tracing Sem Ray Tracing
WoW Shadowlands - 27 Com Ray Tracing
WoW Shadowlands - 27 Com Ray Tracing
WoW Shadowlands - 28 Sem Ray Tracing
WoW Shadowlands - 28 Sem Ray Tracing

Lembrando que, com o beta em andamento, outras mudanças devem ser aplicadas sem aviso prévio pelos desenvolvedores. A expansão será lançada até o final do ano.

Analista de sistemas e jornalista, já trabalhou para o DomínioMMO, portal de notícias de games online (do antigo UOL Jogos), e já foi jornalista e redator na XLG UOL, site de notícias de esports do UOL. Mantém também o  Select Game, blog sobre games e cultura pop com ênfase em jogos multiplayer. Email: flausino@cardnamanga.com.br . Twitter: @rodrigoflausino