Ventisca Produções

Versão Beta
Close

Corta, Pica, Fatia e Some: Conheça o Ladino!

Saiba mais sobre a classe Ladino, uma das classes de World of Warcraft.

Pode existir um certo preconceito contra os Ladinos, afinal, eles são Ladinos. Mas pense comigo: em um mundo de fantasia como o de Warcraft, todos são sacanas. Não é justo que um Mago Gélido possa congelar seu pé e sair correndo, ou que um Caçador lute dois contra um.

O que acontece com aqueles que não tem aptidão ou gosto pela magia, e não tem o porte físico do Terry Crews?
Eles se adaptam. Se tornam estrategistas. Atacamm das sombras.

O Ladino é o aventureiro que opta por menos barulho e mais eficácia. Tipo cortar a garganta de um guarda enquanto ele está fazendo suas necessidades numa moitinha. Seria isso tão mais covarde do que convocar forças elementais para combater o inimigo?

Provavelmente. Mas o Ladino não liga.

Algo proveniente do Ladino de não ter qualquer conexão com o mundo místico é que ao invés de mana, ele possui um recurso de energia diferente muito mais gastoso, mas que se recupera com muito mais velocidade. Isso não é necessariamente bom ou ruim, apenas muda o ritmo das lutas e exige um pouco mais de atenção.

Assim como seu sistema de combos.

Existem habilidades dos Ladinos que lhes garantem pontos de combo, e outros que os extraem. Quanto mais pontos de combo você consumir de uma só vez, mais forte será este golpe, o que cria ainda mais uma camada de estratégia para jogador levar em conta.

Tabela Ladino WoW 10-06
Tabela Ladino WoW 10-06

F no Chat

Ser um anti-herói que joga sujo não é fácil, muitas vezes uma ajudinha cai bem. Alguns Ladinos acham este apoio em diferentes tipos de veneno que carregam por aí, os Ladinos especializados em Assassinato.

Suas substâncias corrosivas são tão eficazes que eles conseguem até lidar com um multitude de inimigos de uma só vez, gerenciando doses cavalares de veneno individualmente ou através de bombas que criam poças mortais pelo terreno. Cortar seus pontos vitais para que eles percam pontos de vida por sangramento também ajuda a acelerar o trabalho.

Para se manter vivo, os Ladinos de Assassinato também contam com uma diversidade de habilidades de esquiva e movimentação, tornando-os uma das sub-classes mais resistentes de todo World of Warcraft.

Mas sabe quem também é extramamente difícil de matar? Aquele que você não consegue enxergar.

Ladinos de Subterfúgio são um clássico, tocando o terror especialmente no PvP desde as primeiras versões do jogo por conta de sua bendita invisibilidade. À primeira vista pode parecer uma estratégia fácil e ainda mais injusta do que normal para um Ladino, mas a realidade não é tão simples assim. O kit de habilidades do Ladino de Subterfúgio é surpreendentemente complexa, já que apenas um errinho pode impedí-lo de retomar a invisibilidade e deixá-lo completamente exposto na mão do adversário. Esta especialização só conhece um caminho para a vitória, e caso ele não seja bem sucedido nela, a morte é garantida.

Para os Ladinos que não estão afim de correr este risco, existe a divertida trilha dos Foras da Lei. Nesta especialização o Ladino não se especializa realmente em nada mas é relativamente bom em tudo. O famoso pau para toda obra.

Ele é bem útil em manter pressão em vários oponentes ao mesmo tempo através de seus truques e manobras acrobáticas. Um pó de cegueira aqui, uma apunhalada acolá. Sua agilidade incrível permite que ele esteja sempre em um canto diferente, causando dano e controlando as forças inimigas com finesse.

Maiev em Hearthstone - KeyArt
Maiev em Hearthstone - KeyArt

Uma Ladina Exemplar: Maiev Cantonegro

Uma das personagens secundárias mais legais e dona de uma armadura tão estilosa que faz até o Lich King refletir se ele não deveria ter sido um Ladino. Engraçado é que Maiev sequer deveria ser a heroína lendária que se tornou, inicialmente dedicando sua vida para se tornar uma sacerdotisa dentre os Elfos Noturnos.

Quando a Legião Ardente atacou, ela percebeu que gostava desse negócio de picotar inimigos e se profissionalizou, crescendo sua notoriedade como uma Ladina veloz. Seu prêmio foi tornar-se líder de um grupo de elite responsáveis pelo mantimento do Traídor, Illidan Tempesfúria, em sua cela. E ela obteve sucesso por centenas e centenas de anos… Até que o Traídor escapou, tornando a vida de Maiev um pouco mais emocionante mais uma vez.

Ela caçou Illidan por todos os cantos de Azeroth e até iniciou uma guerra contra o anti-herói em Terralém, uma na qual ela foi vitoriosa com nosso auxílio, nós jogadores. Ela chegou até a cair em uma crise existêncial após isso, sem ter a quem perseguir pelas sombras.

Mas não durou muito. Algumas expanções depois desse evento, o Traídor estava batendo suas asas por aí novamente. Bom. Perseguir alguém por dever moral é a desculpa perfeita para qualquer Ladino matar a vontade de espreitar pelas sombras.

(Arte de topo por Laura Sava)

Amantes de World of Warcraft